Ouvindo...

Campeonato Francês começa nesta sexta (16) com ‘missão’ para o PSG após saída de Mbappé

Equipe de Paris quer manter hegemonia de títulos no país mesmo sem o principal jogador, que agora é reforço do Real Madrid

PSG venceu dez das últimas 12 edições do Campeonato Francês

Começa nesta sexta-feira (16) a disputa da temporada 2024/25 do Campeonato Francês. Dezoito equipes duelam até maio do ano que vem pelo posto que frequentemente vem sendo ocupado pelo PSG, campeão de dez das últimas 12 edições da Ligue 1.

Confira a tabela do Campeonato Francês 2024/25

Leia também

A principal pergunta que paira sobre a nova temporada diz respeito justamente ao grande favorito: o que será do PSG “pós-Mbappé"? Para começar, o time de Paris tem um jogo teoricamente acessível, nesta sexta, às 15h45 (de Brasília), contra o Le Havre.

De qualquer forma, os torcedores do gigante da capital estão preocupados porque sentem que o clube não preencheu a enorme lacuna deixada por Mbappé, que foi embora um ano depois de Neymar e Lionel Messi. O PSG tampouco conseguiu contratar um dos seus alvos do mercado, o argentino Julián Álvarez, que acabou se transferindo para o Atlético de Madrid.

Para a nova Ligue 1, o técnico Luis Enrique conta com nomes já presentes na temporada passada, como os portugueses Gonçalo Ramos, Ousmane Dembelé, Bradley Barcola e Randal Kolo Muani.

Entre as contratações se destacam as contratações de dois promissores meio-campistas: o brasileiro Gabriel Moscardo e o português João Neves, mas também o zagueiro equatoriano Willian Pacho e o goleiro russo Matvey Safonov.

De qualquer forma, a equipe parisiense se apresenta como franca favorita ao título do campeonato francês, sem nunca esquecer da obsessão pela Champions League, onde na temporada passada, foi surpreendida nas semifinais pelo Borussia Dortmund.

Rivais querem encerrar hegemonia

A pergunta que se faz no momento é se algum outro time da Ligue 1 conseguirá superar a equipe do Parque dos Príncipes.

O Monaco, vice-campeão da temporada passada, fará sua estreia no sábado (17), jogando em casa contra o recém-promovido Saint-Etienne, depois de golear o Barcelona por 3 a 0 num amistoso, no tradicional Troféu Joan Gamper que serve aos catalães para se apresentarem a sua torcida.

Outras equipes também querem entrar na luta pelo título, especialmente depois de uma temporada decepcionante em 2023/24.

É o caso do Olympique de Marselha, que no ano passado terminou apenas em 8º. Para acertar o rumo da equipe contratou um dos treinadores mais cobiçados do continente, o italiano Roberto De Zerbi, que estava no inglês Brighton.

No mercado de transferências, o Marselha sofreu a saída do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, que foi jogar no futebol saudita. Entretanto, o time contratou o jovem inglês Mason Greenwood, que quer relançar a carreira após passar pelo Getafe.

O também tradicional Lyon, 6º colocado da última Ligue 1, foi reforçado sobretudo com o atacante georgiano Georges Mikautadze, um dos inesperados protagonistas da última Eurocopa.

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Francês

Sexta-feira (16)

  • Le Havre x PSG

Sábado (17)

  • Brest x Olympique de Marselha
  • Reims x Lille
  • Monaco x Saint-Etienne

Domingo (18)

  • Auxerre x Nice
  • Angers x Lens
  • Toulouse x Nantes
  • Montpellier x Strasbourg
  • Rennes x Lyon

*Com agências


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.