No Clássico das Cores, deu empate. Ferroviário e Fortaleza ficaram no 1 a 1, na noite desta quarta-feira (7), no estádio Presidente Vargas, na capital cearense, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Estadual. Os gols foram de Vinícius Alves para o Ferrão, no comecinho, e de Machuca, para o Leão, aos 45 do segundo tempo.
O resultado manteve a invencibilidade do Fortaleza na temporada, na quinta partida, mas foi o fim dos 100% de aproveitamento. O time tem a liderança do Grupo A, com dez pontos, graças ao empate com o Iguatu do vice-líder, o Maracanã, que ficou com oito.
Já está classificado para a próxima fase, mas na última rodada o Leão vai precisar vencer o Ceará para ter a primeira colocação, e a vaga direta na semifinal, assegurados. Se ficar em segundo ou terceiro terá que jogar as quartas de final.
O Ferroviário teve a estreia do técnico Maurício Copertino, ex-zagueiro e que foi auxiliar de Vanderlei Luxemburgo por bastante tempo em clubes como Palmeiras e Corinthians.
O Ferrão está na Série C nacional e ocupa a terceira posição do Grupo B do Estadual, com os mesmos sete pontos de Ceará e Iguatu, mas o Vozão tem um jogo a menos.
Resultado no fim
O gol de Vinícius Alves, que em 2018 jogou no Boa Esporte, saiu logo aos cinco minutos em um contra-ataque. Ele apareceu na frente de João Ricardo, o goleiro ainda tocou na bola após a finalização, mas ela entrou. Mas não era um lance casual do Ferrão.
Um minuto antes, Ciel, o atacante de 41 anos artilheiro do time, havia finalizado para a defesa do goleiro do Fortaleza. Sem Calebe, com um problema muscular, o time de Juan Pablo Vojvoda perdeu em intensidade no meio de campo. Luquinhas, seu substituto, parece ainda não ambientado ao futebol brasileiro após anos jogando fora do país, mais recentemente no New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
Apesar de o Fortaleza ter ficado mais com a bola, o que era esperado, a vitória do Ferroviário até o intervalo foi justa.
No segundo tempo, Vojvoda fez mudanças, apostando inclusive no garoto Kervin Andrade, mas o time continuou cometendo erros de passes. O mesmo problema detectado na vitória do final de semana sobre o América-RN, por 2 a 1, pela Copa do Nordeste.
O empate só saiu no finalzinho, aos 45 minutos do segundo tempo, com Machuca, aproveitando sobra de bola após cobrança de escanteio.
Próximos jogos
O Fortaleza enfrenta no domingo o CRB, em Maceió, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O jogo começa às 16h (de Brasília). Pelo Cearense o time volta a campo somente no dia 17 de fevereiro, no Clássico Rei contra o Ceará, na Arena Castelão, às 16h40 (de Brasília).
No mesmo dia 17, e no mesmo horário, o Ferroviário recebe o Maracanã no estádio Presidente Vargas, pela última rodada da fase de grupos do Estadual.
Ferroviário 1 x 1 Fortaleza
Ferroviário
Douglas Dias; Wesley, Geninho (Matheus Mega), Willian Rocha e Ernandes; Lincoln, Tarcísio (Rafael Chorão) e Cesar Sampaio (Ralph); Vinícius Alves (Vitinho), Gabryel Martins (João Guilherme) e Ciel. Técnico: Mauricio Copertino.
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Tomás Cardona, Britez e Bruno Pacheco; Zé Welison (Pochettino), Kauan e Luquinhas (Lucero); Yago Pikachu (Kervin Andrade), Thiago Galhardo (Marinho) e Moisés (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols
Vinícius Alves (5min1ºT) para o Ferroviário
Machuca (45min2ºT) para o Fortaleza
Cartões Amarelos
Geninho, Vitinho (Ferroviário); Britez, Cardona, Bruno Pacheco (Fortaleza)
Motivo: 4ª rodada da fase de grupos do Campeonato Cearense
Data e horário: 7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira), às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza
Árbitro: Léo Simão (CE)
Auxiliares: Wesley Rodrigues Miguel e Beatriz Ferreira (ambos do CE)
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.