Ouvindo...

Sem Clássico-Rei na primeira fase, Campeonato Cearense terá nova fórmula em 2026

Conselho Técnico da competição foi realizado nesta quinta-feira (23)

Mascotes do Campeonato Cearense durante Conselho Técnico da competição

A Federação Cearense de Futebol (FCF) anunciou, na tarde desta quinta-feira (23), mudanças no formato do Campeonato Cearense 2026, durante o Conselho Técnico da competição.

Entre as novidades estão um novo modelo de disputa, a expectativa de mais jogos de Ceará e Fortaleza e a ausência do Clássico-Rei na primeira fase. O sorteio dos grupos também foi realizado, com a participação e aprovação das dez equipes que disputarão o estadual.

  • Grupo A: Ferroviário, Fortaleza, Horizonte, Maracanã, Quixadá
  • Grupo B: Ceará, Floresta, Iguatu, Maranguape, Tirol
Leia também

Fórmula de disputa

As equipes foram divididas em dois grupos de cinco times cada. Na primeira fase, os clubes jogam entre si, mas Ceará e Fortaleza não participam da primeira rodada. Os três melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto os dois últimos disputam o quadrangular da permanência.

A segunda fase terá confrontos entre equipes de grupos distintos. Ao final das partidas, os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que, assim como a final, serão disputadas em jogos de ida e volta.

Ao todo, o Campeonato Cearense contará com 12 datas. Ceará e Fortaleza estreiam na segunda rodada, marcada para 11 de janeiro, podendo chegar a um máximo de 11 partidas caso avancem até a final.

Calendário base

  • Primeira fase: 07/01, 11/01, 14/01, 18/01, 21/01
  • Segunda fase: 25/01, 01/02, 08/02
  • Semifinais: 15/02 (ida), 22/02 (volta)
  • Final: 01/03 (ida), 08/03 (volta)
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.