Ouvindo...

Foi pênalti? Veja análise do VAR de infração marcada em Vitória x Botafogo

Ramon Abatti Abel apontou a marca da cal após falta de Alerrandro em Gregore, aos 7 minutos do segundo tempo

Falta de Alerrandro, do Vitória, em Gregore, do Botafogo, gerou dúvidas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (12), o áudio com a análise do VAR sobre o lance do pênalti marcado a favor do Botafogo contra o Vitória, nesta quinta (11), pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O técnico Thiago Carpini, do Leão, fez duras críticas à atuação de Ramon Abatti Abel (Fifa-SC). Para ele, o árbitro deveria ter ido ao monitor de vídeo checar se a falta de Alerrandro em Gregore, que originou o pênalti, foi dentro ou fora da área.

Vale lembrar que Eduardo isolou a cobrança da penalidade. O Botafogo só abriu o placar mais tarde, com Savarino.

A análise do VAR

O lance ocorreu aos 7 minutos do segundo tempo. Gregore avançava pela direita e foi derrubado por Alerrandro. Inicialmente, o árbitro Ramon Abatti Abel entendeu que o centroavante do Vitória foi na bola, mas o bandeirinha o avisou que o contato foi faltoso. Sendo assim, o árbitro apontou o pênalti.

A partir daí, a cabine do VAR passou a analisar se a falta teria ocorrido dentro ou fora da área.

“O jogador de branco está sobre a linha, e a perna do atleta de branco e preto também está sobre a linha (...) Penalidade está confirmada. A falta foi sobre a linha”.

Árbitro relata ofensa de diretor

Na súmula da partida, Ramon Abatti Abel relatou uma ofensa do diretor de futebol do Vitória, Ítalo Rodrigues. Após o apito final, o dirigente teria se dirigido ao árbitro e dito as seguintes palavras: “Quisesse aparecer no jogo, vai tomar no c*".

Leia também

Veja a súmula completa

“Informo que, aos 50 minutos do segundo tempo, foi arremessado um copo no campo de jogo com líquido não identificado, vindo da direção onde se encontrava a torcida da equipe mandante, não atingindo ninguém. Informo ainda que após o término da partida, quando a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário, o sr. Ítalo Mario Rodrigues de Souza Filho - diretor de futebol da equipe do vitória, veio em minha direção e proferiu as seguintes palavras: “quisesse aparecer no jogo, vai tomar no cú'.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.