A briga para escapar do rebaixamento à Série B se estendeu até os momentos finais do
O cenário inicial da 38ª rodada, realizada neste domingo (7), apontava Vitória, Internacional, Juventude e Sport (ambos rebaixados) na zona de rebaixamento. Entretanto, à medida que os gols saíram, a situação na tabela foi se modificando. Todas as partidas começaram simultaneamente, às 16h (de Brasília).
O que cada time precisava para escapar
Vitória
Para se manter na elite, o Vitória precisava vencer o São Paulo e torcer por tropeços de Ceará, Fortaleza ou Santos. O time rubro-negro cumpriu o objetivo e ainda contou com derrotas de Ceará e Fortaleza para Palmeiras e Botafogo, respectivamente.
Ceará
Para o Ceará, bastava vencer o Palmeiras em casa para garantir a permanência sem depender de outros resultados. O Vozão chegou a abrir o placar, mas viu o time paulista virar para 3 a 1 na Arena Castelão.
Fortaleza
O roteiro do Fortaleza foi semelhante ao do rival. O Leão do Pici dependia apenas de suas forças e até saiu na frente com Breno Lopes, mas cedeu a virada para o Botafogo, que venceu por 4 a 2.
Internacional
Por fim, o Internacional entrou na rodada como o mais “desesperado”. Além de vencer o RB Bragantino, precisava torcer para que dois dos quatro concorrentes na luta contra o descenso tropeçassem. No fim, o Colorado bateu o Massa Bruta e contou com os resultados de Ceará e Fortaleza para assegurar a permanência na Série A.
A luta contra o Z4 ao fim da 38ª rodada:
15 - Vitória - 45 pontos
16 - Internacional - 44 pontos
17 - Ceará - 43 pontos
18 - Fortaleza - 43 pontos
19 - Juventude - 35 pontos
20 - Sport - 17 pontos
Resultados da última rodada:
- Vitória 1 x 0 São Paulo
- Ceará 1 x 3 Palmeiras
- Botafogo 4 x 2 Fortaleza
- Internacional 1 x 0 RB Bragantino
- Santos 3 x 0 Cruzeiro
Cronologia do rebaixamento na última rodada do Brasileirão
- 16:00 - Internacional e Vitória
- 17:16 - Vitória e Fortaleza
- 17:24 - Internacional e Vitória
- 17:28 - Vitória e Ceará
- 17:37 - Internacional e Ceará
- 17:44 - Fortaleza e Ceará
- Final: Fortaleza e Ceará rebaixados