Terceiro colocado na última edição do
Com a base mantida, o Alvinegro teve como principal baixa a
Além disso, o treinador de 43 anos levou o time à conquista do pentacampeonato estadual, ao bater o rival Cruzeiro na decisão.
Penta estadual e desafios pela frente
Apesar de ter oscilado bastante no Campeonato Mineiro sob comando de Felipão, o Galo se deu bem nas fases finais. Com Scolari, Hulk e companhia, o Atlético despachou o América nas semifinais.
Já com Milito, veio o caneco e a volta olímpica. No primeiro clássico com a Raposa, houve empate em 2 a 2, na Arena MRV. Na finalíssima, o
Com a missão cumprida no Estadual, restaram ao Atlético três competições de peso: a
Na competição mais importante do país, os mineiros entram em campo no próximo domingo (14) e encaram o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo. O jogo de estreia está marcado para 16h (de Brasília).
Jogadores do Atlético fizeram várias provocações ao Cruzeiro após título do Mineiro
Base mantida
Conforme citado anteriormente, a base do elenco de 2023 foi preservada. Saíram o meia Hyoran, em fim de contrato; o zagueiro Réver, que se aposentou e atualmente ocupa cargo nas categorias de base do clube; e o atacante Cristián Pavón, vendido ao Grêmio.
Reforços para 2024
Em relação a reforços, o principal deles foi Gustavo Scarpa. O meia, eleito o craque do Brasileirão de 2022, quando defendia o Palmeiras,
Além dele, chegaram também o meio-campista Brahian Palacios, contratado junto ao Atlético Nacional, da Colômbia; e o meia-atacante Robert Santos, destaque do Athletic no Campeonato Mineiro.
Bernard de volta
Outro reforço importante será o prata-da-casa Bernard. Fora do clube desde 2013, após a conquista da Copa Libertadores, o jogador de 31 anos tem pré-contrato assinado e retornará ao país em julho. O “Bambino de Ouro” tem brilhado com a camisa do Panathinaikos, da Grécia.
Qual é a briga do Atlético na Série A em 2024?
Edu Panzi, comentarista da Itatiaia
“O Galo chega mais uma vez como candidato a brigar pelas primeiras colocações do Brasileirão, com potencial para bater de frente com concorrentes como Flamengo e Palmeiras.
A melhor dupla de ataque da última edição é o ponto forte do time. Guilherme Arana pode ser considerado um importante reforço, visto que jogou apenas o returno em 2023. O meio-campo também chega mais forte, com as presenças do craque do Brasileirão 2022, Gustavo Scarpa e do ídolo Bernard, no segundo semestre.
Em 2024 o torcedor atleticano pode esperar um time mais ofensivo, intenso e que seja mais protagonista nas partidas, em casa ou fora. O novo treinador, Gabriel Milito, tem mais a cara do elenco do que seu antecessor, Felipão.
O ponto fraco do Atlético continua sendo os gols sofridos em bolas aéreas. Com pouco tempo para treinar a equipe, Milito certamente terá que ter atenção especial para este fundamento. Se conseguir corrigir o posicionamento defensivo nas bolas paradas, certamente o Atlético poderá brigar pelo título”.
Emerson Romano, comentarista da Itatiaia
“Na minha opinião, o Atlético chega com um time que pode surpreender no Brasileiro, especialmente pós chegada de Gabriel Milito. Favorável está o ressurgimento de jogadores até então “esquecidos” como Alan Franco e outros, como Saravia, que se revezava com Mariano na lateral.
Diferentemente da época de Felipão, o Atlético tem um treinador que tem uma filosofia que se encaixa com o DNA do elenco, de ser um time propositivo e não reativo”.
Ficha do clube
Clube Atlético Mineiro
- Fundação: 25 de março de 1908
- Modelo de gestão: Sociedade Anônima do Futebol
- Sócio majoritário: Galo Holding (75%)
- Títulos da Série A: 1937, 1971, 2021
- Campanha de 2023: 3º colocado, com 66 pontos conquistados
- Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Elenco do Atlético
Goleiros
- Everson
- Gabriel Delfim
- Matheus Mendes
Zagueiros
- Rômulo
- Bruno Fuchs
- Jemerson
- Igor Rabello
- Mauricio Lemos
Laterais
- Guilherme Arana
- Renzo Saravia
- Mariano
- Vitor Gabriel
- Rubens
Meio-campistas
- Edenilson
- Patrick
- Rodrigo Battaglia
- Gustavo Scarpa
- Otávio
- Alan Franco
- Robert Santos
- Paulo Vitor
- Igor Gomes
- Pedrinho
- Matías Zaracho
Atacantes
- Hulk
- Paulinho
- Vargas
- Isaac
- Cadu
- Alisson
- Alan Kardec
- Brahian Palacios