Nos primeiros dias de trabalho com o elenco do Botafogo, Renato Paiva está apresentando os conceitos de jogo que deseja em sua equipe. O português é adepto do jogo posicional, que consiste na ocupação de espaços de forma coordenada. Além do trabalho em campo desde terça-feira (4), o treinador utiliza as análises em vídeo para introduzir o modelo aos atletas.
O treinador busca enfatizar que o posicionamento correto pode ser determinante para a produção ofensiva e gols marcados, mesmo que o jogador que ocupe determinado espaço não toque na bola ou participe diretamente do lance.
Uma das exigências do sistema é a presença de jogadores próximos às linhas laterais na fase ofensiva. Em geral, são os pontas, mas laterais e meias também pode fazer a função a depender da circunstância. Renato Paiva explicou como o posicionamento é benéfico para a equipe.
“Para mim, é inquestionável ter alguém aberto na linha. Pois só há duas hipóteses. Ou a defesa está perto de você, e você já gerou espaço entre o zagueiro e o lateral. Alguém pode atacá-lo sem você tocar na bola. Ou, se não tem ninguém, este extremo pode receber a bola e, a partir daí, criar dinâmicas muito perto da baliza adversária. É um exemplo do jogo posicional”, explicou em entrevista ao podcast “The Pitch Invaders”.
Outra característica exigida no modelo de jogo é a qualidade dos zagueiros para avançar e quebrar a primeira linha adversária. No setor, as principais opções de Renato Paiva são Alexander Barboza, Bastos, Jair e David Ricardo.
"É ter centrais (zagueiros) de grande qualidade que podem carregar o jogo, começar a fixar adversários e eliminá-los, e evitar que os meias baixem e venham fazer isso que um central pode fazer. É menos uma linha de passe que temos no coração da equipe adversária. Essa é uma das bases do jogo posicional”, completou o treinador português, em participação no programa ainda como técnico do Independiente Del Valle-EQU, em 2021.
Junto dos quatro profissionais que o acompanham neste chegada ao Glorioso e os demais profissionais do Botafogo, Renato Paiva terá cerca de um mês até a estreia no Brasileirão.
Conheça a nova comissão técnica e o planejamento de Renato Paiva para a “pré-temporada” do Botafogo em março clicando