Oficialmente apresentado como técnico do Botafogo, Renato Paiva chega ao clube carioca acompanhado por quatro profissionais. Com um mês de “pré-temporada” até o início do Campeonato Brasileiro, a nova comissão técnica inicia os trabalhos junto ao elenco, no CT Lonier, no Rio de Janeiro, na próxima terça (4).
Paiva chega ao Glorioso com dois auxiliares. Ricardo Dionísio já faz parte da comissão técnica de Paiva desde o trabalho no Bahia, em 2023, e também teve formação nas divisões de base do Benfica. O segundo é Miguel Teixeira, que estava no Bodrumspor, da Turquia, e tem passagens pelo futebol português, do Irã e dos Emirados Árabes Unidos.
Rui Tavares será o preparador de goleiros do Glorioso. O profissional acompanhou Renato Paiva nos trabalhos no Toluca e León, do México, Bahia e Del Valle, do Equador. Daniel Castro, preparador físico, também esteve com Paiva no último trabalho no futebol mexicano.
Confira, abaixo, os próximos compromissos do Botafogo em 2025:
- Campeonato Brasileiro: o Botafogo estreia na Série A contra o Palmeiras, em São Paulo. A primeira rodada acontecerá nos dias 29 e 30 de março
- Libertadores: atual campeão, o Alvinegro será cabeça de chave no sorteio. A fase de grupos acontecerá entre os dias 2 de abril a 28 de maio
- Copa do Brasil: o Glorioso estreia na terceira fase da competição, entre os dias 30 de abril e 21 de maio. O adversário ainda será definido por sorteio
O que fazer na pré-temporada?
Com elogios ao elenco e sem exigir reforços, Renato Paiva projetou o trabalho a ser realizado com o grupo nestas quatro semanas que terá sem jogos até a estreia do Brasileirão.
“Por ter este mês de trabalho, sou um sortudo, tenho muita sorte, porque no Brasil não é fácil. Foi ruim porque estamos fora de uma competição, mas o treinador não lha para os problemas, encontra soluções”, iniciou Paiva.
“A solução é um mês para juntar a equipe, base campeão, elenco extraordinário em nível técnico e em querer, ambição, mostrou em momentos de muita exigência conquistando títulos de forma histórica, como a Libertadores. É uma conquista ao alcance apenas dos grande grupos. A base dos jogadores e do trabalho é boa, é só dar um toque do nosso modelo de jogar”, concluiu.