Paquetá marca, Flamengo elimina o Botafogo e vai à semifinal do Carioca

Camisa 20 fez o primeiro gol pelo Rubro-Negro, e Pulgar aproveitou falha de Neto para confirmar classificação; rival será o Madureira

Lucas Paquetá marcou seu primeiro gol no retorno ao Flamengo

O Flamengo contou com o primeiro gol de Lucas Paquetá na volta ao Brasil e uma falha de Neto para eliminar o Botafogo neste domingo (15), no Estádio Nilton Santos, ao vencer por 2 a 1. O Rubro-Negro está classificado para a semifinal do Campeonato Carioca.

Além do camisa 20, Pulgar marcou o gol da classificação após bobeada do goleiro Neto. Barboza descontou para o Glorioso, mas não foi o suficiente para ficar com a vaga. O rival da semifinal será o Madureira, com datas a serem definidas.

Leia também

Próximos jogos

Os dois times agora focam em compromissos continentais. Pela fase preliminar da Copa Libertadores, o Botafogo encara o Nacional de Potosí-BOL, em Potosí, na quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília).

O Flamengo entra em campo na quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), em La Fortaleza, em Buenos Aires, diante do Lanús-ARG pelo primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana.

Jogadinha do Paquetá

Finalmente saiu o primeiro gol de Lucas Paquetá. No retorno ao Flamengo, o camisa 20 desencantou após quatro jogos. Em um bonito gol. Após roubada de bola de Vitão - em lance que o Botafogo reclama de falta - o meia recebeu de Bruno Henrique e bateu no canto de Neto.

Na comemoração, enfim, saiu a famosa dança do jogador. Festa da torcida rubro-negra presente em bom número no Estádio Nilton Santos.

No geral, o primeiro tempo teve maior domínio do Flamengo. Mesmo como mandante, o Botafogo só levou perigo em contra-ataques e Matheus Martins teve a melhor chance, mas jogou para fora. A nota triste foi Danilo substituído ainda na primeira etapa.

Botafogo chega ao empate

Logo no início da etapa final, o Botafogo conseguiu empatar a partida. Com uma boa ajuda do goleiro Andrew, do Flamengo. Alex Telles cobrou escanteio, o arqueiro ficou indeciso no meio do caminho e viu Barboza o encobrir de cabeça.

Gol importante para colocar fogo na partida. Após um primeiro tempo bem abaixo, o Botafogo se animou para tentar a virada no Nilton Santos. Em seguida, Matheus Martins teve a chance de virar, mas chutou em cima de Andrew.

Neto vacila e Pulgar aproveita

A partida perdeu em intensidade após os 30 minutos e se desenhava uma disputa por pênaltis pela vaga na semifinal. No entanto, o Flamengo aproveitou bobeada do goleiro Neto para cravar a classificação.

Após escanteio cobrado, Pulgar cabeceou, Neto soltou e no rebote o mesmo camisa 5 mandou para o gol. O arqueiro ainda espalmou a bola para dentro. Gol da classificação. O Fla agora decide vaga na decisão contra o Madureira.

Botafogo 1x2 Flamengo

Botafogo

Neto; Barboza, Bastos (Ythallo) e Newton; Vitinho, Danilo (Arthur Novaes), Jordan Barrera, Montoro (Artur) e Alex Telles; Lucas Villalba (Nathan Fernandes) e Matheus Martins (Arthur Cabral). Técnico: Martin Anselmi.

Flamengo

Andrew; Emerson Royal, Danilo, Vitão e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Lucas Paquetá (Léo Pereira) e Carrascal (Evertton Araújo); Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino (Everton Cebolnha) e Bruno Henrique (Arrascaeta). Técnico: Filipe Luís.

Gols: Barboza (8 min 2ºT), do Botafogo;
Lucas Paquetá (19 min 1ºT) e Pulgar (39 min 2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Bastos, Villalba (BOT)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Carioca
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: 15 de fevereiro (sábado) de 2026, às 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
Arbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Ouvindo...