Em evento nesta quinta (5), o Botafogo conheceu os adversários do Super Mundial de Clubes, torneio que será realizado entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos, com a participação de 32 clubes. O Glorioso estreará na competição contra o Seattle Sounders, dos Estados Unidos.
O Paris Saint-Germain, da França, e o Atlético de Madrid, da Espanha, completam o Grupo B do Super Mundial de Clubes. Veja a tabela completa da chave do Glorioso abaixo.
O critério para definição dos potes foi o ranking com o desempenho de cada equipe nos respectivos torneios continentais entre 2021 e 2024. O Botafogo estava no Pote 3 do sorteio.
Levando em conta questões logísticas e de fuso horário, a Fifa ainda detalhará datas, horários e locais dos jogos, mas já está definido que o Seattle Sounders atuará em casa na fase de grupos.
Conheça o Seattle Sounders
Fundado em 2007, o Seattle Sounders atua no Lumen Field, em Washington, com capacidade para 68 mil lugares, que também é a casa do Seattle Seahawks, da NFL, a Liga de Futebol Americano.
O principal título dos Sounders foi conquistado em 2022: foi campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em cima do Pumas, do México, após empate em 2 a 2 e vitória por 3 a 0.
Em 2016, 2017, 2019 e 2020, o Seattle Sounders venceu a Conferência Oeste da Major League Soccer (MLS). Na última temporada, o time caiu nas semifinais da conferência para os Los Angeles FC, que foi vice-campeã da Liga.
O norte-americano Brian Schmetzer é o técnico do time desde 2017. João Paulo, volante que atuou no Botafogo, e o atacante Léo Chú, formado no Grêmio, estão no elenco do Seattle Sounders.
A tabela do Botafogo
1ª rodada
- Paris Saint-Germain x Atlético de Madrid
- Botafogo x Seattle Sounders
2ª rodada
- Paris Saint-Germain x Botafogo
- Seattle Sounder x Atlético de Madrid
3ª rodada
- Seattle Sounders x Paris Saint-Germain
- Atlético de Madrid x Botafogo
Rumo aos Estados Unidos
Quatro brasileiros estão dentro do Super Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense e Botafogo, campeões da Libertadores, respectivamente, entre 2021 e 2024. A América do Sul tem seis vagas, e os argentinos River Plate e Boca Juniors também já se garantiram via ranking elaborado pela Fifa com o desempenho das equipes nas quatro últimas edições da Libertadores, de 2021 a 2024.
Serão 12 estádios como sedes. A abertura está marcada para o Hard Rock Stadium em Miami, em 15 de junho de 2025, com o Inter Miami de Messi em campo. A final será no MetLife Stadium, na região de Nova York, em 13 de julho.