Finalista da Copa Libertadores 2024, o Botafogo está a um passo do título e, consequentemente, da disputa da Copa Intercontinental 2024. Caso se classifique, o Alvinegro já sabe o caminho para buscar o título inédito em sua história.
O torneio da Fifa, disputado no Catar, começou em 22 de setembro, com a disputa do African–Asian–Pacific Cup play-off. O Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, goleou o Auckland City, da Austrália, por 6 a 2, e se classificou.
Já nesta terça-feira (29), o Al Ain acabou eliminado no African–Asian–Pacific Cup. A equipe dos Emirados Árabes Unidos perdeu por 3 a 0 para o Al Ahly, do Egito. A equipe africana garantiu vaga na semifinal.
Se conquistar a Libertadores e garantir vaga na Copa Intercontinental, o Botafogo entrará em campo pela primeira vez no dia 11 de dezembro, contra o Pachuca, do México, pelo Derby of the Americas. A partida será disputada em Doha e corresponde às quartas de final.
O classificado do Derby vai para a semifinal, denominada Challenger Cup, contra o egípcio Al Ahly, também em Doha.
A final da Copa Intercontinental será em 18 de dezembro, no Estádio Lusaeil, em Lusail. O classificado do Challenger Cup jogará a decisão contra o Real Madrid, da Espanha, atual campeão da UEFA Champions League.
Copa Intercontinental 2024
A Copa Intercontinental é a nova denominação dada pela Fifa ao Mundial de Clubes que reúne um representante de cada continente. O torneio será realizado anualmente.
A mudança do nome se deve à criação do
Veja o calendário do Intercontinental:
- Al Ain (Emirados Árabes) 6 x 2 Auckland City (Nova Zelândia) - 22 de setembro - Al Ain, Emirados Árabes Unidos
- Al-Ahly (Egito) 3 x 0 Al Ain - 29 de outubro - Cairo, Egito
- Campeão da Libertadores x Pachuca (México) - 11 de dezembro - Doha, Catar
- Al-Ahly x Campeão da Libertadores/Pachuca - 14 de dezembro - Doha, Catar
- Real Madrid (Espanha) x Al Ahly/Campeão da Libertadores/Pachuca - 18 de dezembro - Lusail, Catar