Por mais que os jogadores e o técnico do Botafogo as tenham evitado, as comparações e as lembranças do jogo que marcou a derrocada do time no Brasileirão de 2023 foram inevitáveis nesta quarta (21). Nos minutos finais da partida contra o Palmeiras, o Glorioso reviveu o trauma, mas saiu fortalecido com a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.
O contorno dramático da classificação não minimiza o feito alcançado pela equipe de Artur Jorge, a primeira a eliminar o Palmeiras de Abel Ferreira antes das semifinais da Libertadores.
Quando o sorteio definiu o confronto, o desafio diante do “rei da floresta” -
“Os jogadores, seus compromissos. Estamos todos no Botafogo de parabéns pelo que fizemos, a forma como conseguimos superar este rival para seguir em frente em uma competição muito especial para nós. Demos mais um passo à frente no nosso crescimento não só como equipe, mas também enquanto clube”, afirmou Artur Jorge após a partida.
Campanhas do Palmeiras de Abel Ferreira na Libertadores:
- 2020: campeão em cima do Santos
- 2021: campeão em cima do Flamengo
- 2022: caiu na semifinal para o Athletico
- 2023: caiu na semifinal para o Boca Juniors
A força do adversário dentro desta competição também foi lembrada por Tiquinho Soares, que, diferente de Artur Jorge, estava no Botafogo na derrota para o Palmeiras no Brasileirão de 2023.
“O Palmeiras é viciado na competição, sabe jogar em casa. Não passou filme de 2023. Já superamos faz tempo. Não tem nada a ver. O grupo merece a classificação”, afirmou o camisa 9.
Vivo na Libertadores, o Botafogo conhecerá seu adversário nesta quinta (22). São Paulo e Nacional-URU decidem a vaga no Morumbis após o empate sem gols em Montevidéu.
O time de Artur Jorge também segue firme na liderança do Campeonato Brasileiro -
“Estamos em duas competições importantes, muito bem posicionados em qualquer uma delas. Mas estamos ainda com muitos jogos pela frente, mais 15 (no Brasileiro) e mais cinco no que pode ser chegar à final da Libertadores. Vamos, como tem sido hábito nosso, olhar para isso de uma forma muito serena, porque hoje passamos por mais uma eliminatória”, avaliou o técnico.