Popularmente conhecido como o ‘Galinho de Quintino’, Zico se comparou a outro ‘Galo’, o Clube Atlético Mineiro. Nessa segunda-feira (15), ao Ge, o ídolo do Flamengo foi perguntado se acredita ser o maior ‘Galo’ do futebol brasileiro. De bate pronto, ele descartou a ideia e afirmou que não existe um jogador que seja maior que um clube.
“A entidade é sempre maior que a pessoa, entendeu? Sempre maior. Eu sou até legal, mas vou ficar com o Galo de Minas. É a entidade, e a entidade é o Galo. O pessoal me chama de Galo. Eu falo: ‘Galo? Eu sou Galinho’. É diferente. Então, eu sou filho dele. Mas eu não respeitava o pai não. Fazia gol neles”, brincou o ex-jogador.
Zico ganhou o apelido de ‘Galinho de Quintino’ durante narração do radialista Waldir Amaral. Nascido e criado em Quintino, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro, o ex-jogador ficou conhecido por ser “jovem, cabeludo e muito rápido”, segundo relatos dele mesmo. As características fizeram Waldir chamá-lo de ‘Galinho’, pela semelhança ao jeito do animal.
Zico x Atlético
Zico foi multicampeão com a camisa do Flamengo e acumulou jogos emblemáticos com o Atlético durante a carreira. Ao todo, foram 15 confrontos, sendo seis vitórias para o ídolo rubro-negro, cinco empates e quatro triunfos para o clube alvinegro. Segundo o Ogol, o ex-meia balançou as redes quatro vezes e deu quatro assistências diante do Galo.
O mais emblemático dos duelos foi na Copa Libertadores de 1981. Os times empataram em pontos na primeira fase e se enfrentaram para decidir quem avançaria à semifinal. O jogo, porém, foi repleto de polêmicas. O árbitro José Roberto Wright expulsou quatro jogadores do Atlético, e a partida terminou em vitória para o Flamengo por W.O.