Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Veja o momento em que o Atlético foi reconhecido campeão brasileiro de 1937 pela CBF

Entidade reconheceu, nesta sexta-feira (25), o Torneio dos Campeões, de 1937, como Campeonato Brasileiro

Sérgio Coelho, presidente do Atlético, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, cumprimentam-se após a oficialização

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu, nesta sexta-feira (25), o Atlético como campeão brasileiro de 1937, pela conquista do Torneio dos Campeões daquele ano. Veja, abaixo, o momento exato em que Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, faz pronunciamento.

Veja, abaixo, a íntegra do discurso de Ednaldo Rodrigues

“Fizemos um trabalho que foi, assim, minucioso, concentrou não somente na esfera da diretoria, dando as condições para que tivesse também aqueles também que não era possível, o contraditório. Buscamos depois de todos nós da diretoria, pareceres neutros com relação também a esse estudo, pareceres que vão ficar aqui pela CBF exatamente para alguma contestação que possa vir. Para mostrar que a gente fez de uma forma bem imparcial e sem estar olhando cor de camisa, e nem sequência de títulos. A CBF procurou fazer e atender e colocar em prática uma pesquisa que fomos fazer, uma investigação nesse período. Se fosse para ser colocada uma decisão da vontade do presidente, teria só um ato oficial do presidente.

Então, envolveu toda diretoria, que pudesse também fazer juízo de valor, entre eles Diretoria de Competições, que é quem cuida de todas as competições e também verificou, Secretaria-Geral, diretor de compliance e diretor de registros e transferências, que faz toda movimentação daquilo que circula dentro da instituição, e que não circula só do período que é uma gestão, mas sim de um período todo.

Isso foi feito com muita propriedade, e a gente sabe que tem aqueles que vão entender que a CBF está dentro do seu papel, e tem aqueles que também vão achar que está errado. Mas a gente respeita a opinião de todos, mas com a consciência tranquila que foi feito um trabalho limpo, um trabalho imparcial e um trabalho de reconhecimento, assim como foi citado aqui na própria resolução.

Dos outros reconhecimentos que houveram também, foi numa época que também foi provado que teria que fazer juízo. E também aqui referendamos que na ocasião também o Atlético ali já poderia também ter pleiteado naquele período e que também seria reconhecido, tem que saber as razões do porquê que não fez, mas de qualquer forma, no tempo que chegou, a gente procurou exatamente constatar que o pleito é legítimo. Portanto, um pleito que, nesse momento, assinamos aqui, os diretores, dando o reconhecimento ao título de 1937 do Clube Atlético Mineiro”.

Com a conquista, o clube passa a ter três títulos considerados pela entidade máxima do futebol nacional como Campeonato Brasileiro: em 1937, 1971 e 2021. O Atlético entrou com o pedido na CBF em fevereiro de 2022.

O torneio de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), que reuniu os campeões estaduais: Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além dos convidados Liga da Marinha e Aliança, eliminados na fase preliminar.

Na época, os principais clubes do futebol paulista ficaram fora da competição (Palestra Itália - Palmeiras, Corinthians, Santos, Juventus e São Paulo). Essas equipes romperam com a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) e passaram a integrar a Liga Paulista de Futebol (LPF). Desta forma, a vaga no Torneio dos Campeões ficou com a Portuguesa.

A campanha

O Fluminense era o grande favorito ao título de 1937, mas o Atlético conseguiu superar a equipe carioca. Logo em sua estreia, a equipe alvinegra foi atropelada pelos cariocas por 6 a 0, fora de casa. Foi a única derrota do Galo na competição. Na sequência, o time mineiro empatou com o Rio Branco, fora de casa, por 1 a 1.

A partir daí, o Alvinegro engatou uma sequência de quatro vitórias seguidas e caminhou rumo ao título. Foram três goleadas seguidas em casa: 5 a 0 sobre a Portuguesa; 4 a 1 sobre o Fluminense; e 5 a 1 sobre o Rio Branco, jogo que garantiu o título antecipado. O Atlético ainda venceu a Portuguesa, por 3 a 2, fora de casa, para fechar a campanha do título.

O Atlético também teve o artilheiro da competição. O atacante Paulista marcou oito vezes no torneio. Ele é o 24° maior goleador da história do Galo, com 87 gols.

O time campeão do Torneio dos Campeões contava com Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis, Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair, sob o comando do técnico Floriano Peixoto.

Atlético no Torneio dos Campeões

  • 13/1/1937 - Fluminense 6 x 0 Atlético

  • 17/1/1937 - Rio Branco 1 x 1 Atlético

  • 24/1/1937 - Atlético 5 x 0 Portuguesa

  • 31/1/1937 - Atlético 4 x 1 Fluminense

  • 3/2/1937 - Atlético 5 x 1 Rio Branco

  • 14/2/1937 - Portuguesa 2 x 3 Atlético

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.