O árbitro Paulo Cesar Zanovelli foi julgado e punido pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (3) por um erro no jogo entre
A punição é válida apenas para competições nacionais. A defesa, o
Zanovelli foi julgado com base no artigo 261-A que fala sobre “deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas a sua função”. A suspensão poderia variar de 15 a 90 dias.
Durante o julgamento, o árbitro mineiro afirmou ter cometido um erro de comunicação. Zanovelli explicou a decisão tomada.
“Eu poderia ter melhorado minha comunicação, ela é para todos. Eu deveria ter dito: “Eu autorizei”. Teve falha de comunicação. Às vezes a gente está correndo, tem a adrenalina, a palavra pode faltar. Mas eu não poderia deixar de correr com o que é justo”, disse.
O lance
O jogo entre
Na ocasião, o árbitro deu vantagem após uma falta de Calleri em Thiago Santos. O zagueiro Thiago Silva ficou com a bola e havia entendido que o árbitro havia marcado a infração. Com isso, ajeitou a bola com a mão e reiniciou a jogada, que culminou em gol.
O São Paulo enxergou falta de Thiago Silva no lance por ter colocado a mão na bola e chegou a reclamar no campo de jogo. Zanovelli chegou a afirmar que havia dado vantagem no lance, mas caiu em contradição ao analisar no VAR.
“Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dei sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Benevenuto, o VAR)?”, concluiu -