Ouvindo...

Fluminense x São Paulo: STJD denuncia árbitro, que pode sofrer punições

Denúncia aconteceu após ação do Tricolor Paulista pela anulação da partida

Árbitro Paulo Cesar Zanovelli pode ser multado e suspenso

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva, responsável pela partida entre Fluminense e São Paulo, válida pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Enquadrado por não observar as regras da modalidade, infração descrita no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Zanovelli pode ser suspenso e multado. A pena pode variar entre 15 até 120 dias e de R$ 100 a R$ 1 mil.

A denúncia teve origem após ação do São Paulo contra a atuação do árbitro da derrota para o Fluminense. O Tricolor Paulista pede, inclusive, a anulação do jogo.

Aos 31 minutos do primeiro tempo, Calleri, do São Paulo, e Thiago Santos, do Fluminense, disputaram a bola em direção ao campo de defesa do Tricolor Carioca. Para o time do Morumbis, o atacante recebeu um contato de mão no rosto, que seria uma falta do defensor.

Zanovelli não sinalizou a infração e ergueu o braço como sinal de vantagem. O jogo seguiu, e o Fluminense balançou as redes em sequência. O VAR acionou o árbitro para solicitar a anulação do gol, mas o árbitro manteve a decisão de campo.

“Não há como inferir, com segurança, se o sinal efetuado pelo denunciado foi de vantagem ou, de fato, para cobrar a falta assinalada pelo árbitro assistente. Contudo, a partir do áudio disponibilizado pela Comissão de Arbitragem da CBF, juntado como prova pelo Noticiante (São Paulo), verifica-se que o Denunciado seguramente deu vantagem no referido lance”, diz a denúncia da Procuradoria.

A Procuradoria também destacou que, ao analisar o áudio do VAR e as regras, identificou o gesto feito por Zanovelli como característico da vantagem. Nesse sentido, partida não foi interrompida para a cobrança de falta ao jogador do Fluminense. Thiago Silva tocou a mão na bola com esta intenção e cometeu uma infração, que deveria ter sido marcada em favor do São Paulo.

Momento em que Thiago Silva coloca a mão na bola em Fluminense x São Paulo

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.