Agora no rádio...

Jornal da Itatiaia - 1ª Edição

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Conmebol determina saída de Ednaldo Rodrigues em cargo na Fifa

Ex-presidente da CBF ocupava cargo no Conselho da Fifa e será substituído por argentino

Decisão foi tomada durante reunião na sede da Conmebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) determinou, nesta segunda-feira (19), a substituição de Ednaldo Rodrigues no Conselho da Fifa. Ex-presidente da CBF e afastado do cargo por decisão judicial, Ednaldo será substituído por Claudio Tapia, presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA).

“A nomeação foi aprovada por unanimidade pelos membros presentes na reunião do Conselho da CONMEBOL realizada na manhã do dia 19 de junho de 2025. A única ausência foi da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, apesar de convidada, não participou da reunião”, diz parte do comunicado.

Tápia assume a cadeira de maneira interina. O Conselho da Fifa conta com 37 membros. Além do dirigente argentino, Maria Sol Muñoz, do Equador, Ignacio Alonso, do Uruguai, e Ramón Jesurún, da Colômbia integram o conselho. Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, ocupa a vice-presidência do Conselho.

Ednaldo Rodrigues ‘abriu mão’ da disputa judicial que poderia reconduzi-lo ao cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta segunda-feira (19), o ex-mandatário apresentou uma petição no Superior Tribunal Federal (STF) com a decisão.

Leia também

Ednaldo Rodrigues fora

Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) . A decisão foi assinada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Gabriel de Oliveira Zéfiro, na última quinta-feira (15). Ainda segundo a decisão, o vice Fernando Sarney assumiu o comando da CBF e precisará convocar eleições “o mais rápido possível”.

“Depois de tanto tempo, com idas e vindas, negociações, alinhamentos políticos e desalinhamentos políticos, admito que soa bastante lógico colocar a responsabilidade pela realização do pleito eleitoral da CBF nas mãos de um dos seus vice-presidentes, ainda mais sendo ele o mais antigo na instituição”, diz parte da decisão.

A decisão ocorreu no âmbito da apuração, a pedido do Superior Tribunal Federal (STF), de uma suposta irregularidade no acordo que culminou com Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF. Segundo o texto, houve uma falsificação da assinatura do então dirigente Coronel Nunes para homologar o acordo.

Samir Xaud

Samir Xaud, de 41 anos, conquistou apoio de dez clubes e de 26 federações para viabilizar a eleição por aclamação na CBF. O roraimense conseguiu, politicamente, tirar Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), do páreo.

O futuro presidente da CBF se apresentou ao público, destacando a suas competências à frente do futebol do estado do norte do país.

“Samir Xaud é um roraimense de 41 anos, médico, com duas especializações em infectologia e medicina esportiva. Hoje, vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol, com 12 anos de vida de gestão pública, como secretário de saúde, com presidente do Sindicato dos Médicos de Roraima”, apresentou-se Xaud.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.