Ouvindo...

Clubes buscam organização para assumir protagonismo em eleição da CBF

Reuniões entre dirigentes ocorrem desde antes da queda de Ednaldo Rodrigues

Organização mira conduzir um aliado para o cargo de presidente da CBF

O futebol brasileiro vive dias movimentados. A decisão da Justiça que destituiu Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quinta-feira (15), chacoalhou os bastidores.

Neste sábado (17), 32 clubes divulgaram um comunicado para apoiar Reinaldo Carneiro Bastos. Atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo é visto como o candidato mais bem preparado para assumir o cargo.

Reinaldo Carneiro Bastos é presidente da FPF desde 2015 e chegou a ser eleito vice-presidente de Ednaldo Rodrigues na última eleição. No entanto, os dois romperam a aliança quando Reinaldo foi o único presidente de federação a apoiar a candidatura de Ronaldo Fenômeno ao cargo máximo da CBF.

Segundo apurou a Itatiaia, os clubes estão se organizando em busca de protagonismo no processo eleitoral da CBF. Com a mudança no estatuto da Confederação, cada candidato precisa do apoio formal de cinco clubes e oito federações.

Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Athletic não assinaram o manifesto divulgado. A tendência é que os clubes se mantenham independentes ao longo do processo eleitoral.

A intenção dos dirigentes do futebol nacional é de afastar o nome de Samir Xaud, eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF). A falta de apoio ocorre pela pouca relevância da FRF no contexto do futebol nacional. Além disso, Xaud é visto por alguns dirigentes como “mais do mesmo”, uma vez que seu pai, Zeca Xaud, comanda a entidade estadual há 40 anos.

Xaud, por sua vez, aposta na boa relação com as federações. Extraoficialmente, 22 federações apoiariam a candidatura. O mandatário tem apoio de ligadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, peça importante no tabuleiro.

Isso ocorre porque Gilmar Mendes é sócio e fundador do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Segundo apuração da revista Piauí, o ministro do STF tem forte influência nas decisões judiciais para derrubada de Ednaldo. Foi dele a decisão de reabrir o processo que culminou na destituição de Ednaldo.

Leia também

Próximos passos

Representantes dos clubes seguem em conversas, online e presencialmente, para costurar acordos. Os próximos passos são tentar aproximação com os clubes que não assinaram o manifesto divulgado neste sábado (17).

Existe também a intenção, e a necessidade, do apoio de federações. Reinaldo Carneiro Bastos é parte importante nessa busca para viabilizar a própria candidatura e tem confiança que conseguirá mais apoios que o mínimo necessário. O prazo para inscrição de chapas é até a próxima terça-feira (20).

Ronaldo Fenômeno

Não é esperado que o ex-jogador e agora empresário Ronaldo Fenômeno seja candidato. Apesar de ter ensaiado o movimento na última eleição, Ronaldo não se movimentou para repetir a candidatura no atual contexto.

Espera-se, no entanto, que ele seja parte ativa também na busca por apoio. Ronaldo tem ligações com o próprio Reinaldo Carneiro Bastos, que foi quem o apoiou no último processo.

Além disso, o Fenômeno é próximo de Gabriel Lima, atualmente CEO da LFU e com quem trabalhou no Cruzeiro entre 2022 e 2023.

Aproximação dos clubes

O comunicado em conjunto é mais um sinal de consenso entre os dois blocos econômicos formados pelos principais clubes de futebol do Brasil. Comunicados divulgados em conjunto, assim como a união para venda de direitos da Série B e direitos internacionais materializam o entendimento da união dos grupos.

A Libra criou, no dia 7 de fevereiro, o “Comitê de Integração de Ligas”. Representantes da Libra e da Liga Forte União mantém diálogo constante para tentar aparar arestas e unificar os blocos.

Em entrevista à Itatiaia, Gabriel Lima afirmou ter como objetivo buscar um entendimento ainda em 2025. “Eu trabalho com um prazo desse ano para a gente ter, nem que seja um memorando simples de entendimento. E que isso resulte depois num documento mais amplo, né?”, revelou.

Os pesos dos votos nas eleições da CBF

  • Votos das 27 federações: peso 3
  • Votos dos clubes da Série A: peso 2
  • Votos dos clubes da Série B: peso 1
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.