Javier Mascherano é o novo técnico do Inter Miami, da Major Soccer League (MLS), principal liga de futebol dos Estados Unidos. O ídolo da Argentina deixará o cargo da Seleção Argentina sub-20 para assumir a função de treinar outra lenda do país ‘hermano’, Lionel Messi. A informação é do jornalista argentino César Luis Merlo.
Inter Miami anuncia transmissão no formato Player Spotlight para Messi; entenda Site dos EUA questiona participação do Inter Miami no Mundial de Clubes: ‘Ridículo’
O ex-volante do Corinthians substituirá Gerardo ‘Tata’ Martino, que pediu demissão no último dia 19 de novembro. O treinador, também argentino, tinha contrato até o próximo ano, mas alegou problemas familiares. Ele saiu dias após o Inter Miami ser eliminado nas quartas de final da MLS.
Essa será a primeira experiência de Mascherano no comando de um clube. Ele será acompanhado por Lucas Rodríguez Pagano, seu auxiliar na base do time nacional argentino.
Reencontros
Além de Messi, com quem jogou junto no
Segundo Merlo, os documentos já estão sendo assinados. O anúncio da contratação deve acontecer nos próximos dias.
Carreira
Javier Mascherano anunciou sua aposentadoria como jogador em novembro de 2020 aos 36 anos. Ele já tinha pendurado as chuteiras pela Seleção Argentina em 2018, após a eliminação na Copa do Mundo da Rússia.
Em 2021, ele estreou como técnico. Toda a sua experiência no comando de equipes foi nas seleções de base argentina. Em 2023, ele chegou a pedir demissão do cargo, após ser eliminado do Campeonato Sul-Americano e não conseguir a classificação para a Copa do Mundo, mas decidiu continuar.
O último campeonato disputado por Mascherano foi a Olimpíada de Paris 2024, com a Seleção sub-23. A Argentina foi eliminada pela França nas quartas de final.
Diego Placente, comandante do sub-17, deve substituir o ex-jogador no comando da Seleção Argentina sub-20.