Ouvindo...

Acabou o sonho? Desenvolvedor abre o jogo sobre Brasileirão no EA FC 26

Fãs vivem apreensão pelo retorno do Campeonato Brasileiro totalmente licenciado para a franquia do EA FC

EA FC 26 será lançado em setembro

Com o passar do tempo, o prazo tem se encurtado para a Electronics Arts (EA) anunciar a implementação do Brasileirão no ‘EA FC 26’, novo game da franquia. Nesta semana, Thomas Caleffi, desenvolvedor da EA no Canadá, abriu o jogo sobre conversas da empresa com clubes do Brasil, mas fez suspense em relação à adição da liga no jogo.

“Sou gremista. Iria adorar ter as licenças do Brasileirão. Várias vezes a gente falou com clubes. É uma coisa que eu não digo que vai ou não sair. É uma conversa que a gente está tendo. Tem muitos brasileiros no nosso time (da EA). O time das licenças sabe que a gente quer o Brasileirão”, disse ao streamer VovinhoFUT, em live na ‘Twitch’.

“Eu não descartaria nada. As pessoas que fazem as licenças de ligas, contratos do mundo todo. Eles estão discutindo, vendo como é possível. Eles sabem que todos querem, que é importante para nosso público. Eu sei que coloquei o time (de licenças) em contato com clubes. Mas não sei. No fim do dia, sou da gameplay”, finalizou o desenvolvedor.

A entrevista foi realizada em evento da Electronics Arts, no Canadá, para promover e mostrar aos criadores de conteúdo o novo lançamento da marca. Depois da participação do desenvolvedor, Vovinho afirmou estar pessimista quanto a implementação do Brasileirão no EA FC 26, tendo em vista que a liga sequer foi citada na confraternização.

“Sobre o Brasileirão, minha opinião: não acho que vai sair. Opinião minha. Não tem nada aqui sobre. Eles estão comentando por alto. Vamos tentar, ver o que sai”, disse Vovinho.

Vale destacar que existe a possibilidade de a liga não figurar no momento em que o game for lançado, e sim em uma atualização posterior. O jogo tem previsão para ser lançado no dia 26 de setembro de 2025.

Leia também

Jogadores no EA FC

Desde 2016 os atletas do Brasileirão não figuram no game. Isso porque a EA tem esbarrado em normas estipuladas pela Lei nº 9.615/98, a ‘Lei Pelé’. Diferentemente de outros países, no Brasil, a Electronics Arts precisa negociar diretamente com cada jogador pelos direitos de imagem - o que torna o processo mais complexo.

A exemplo, na Inglaterra, os direitos de imagem dos jogadores são gerenciados de forma coletiva através de uma empresa, a Premier League Players Ltd (PLP). O que poderia facilitar todo o processo no Brasil seria a criação de uma liga unificada. Atualmente, existem dois blocos: a Liga Forte União (LFU) e a Libra.

Presidente da LFU, Marcelo Paz revelou em fevereiro o desejo de fechar um acordo com a EA: “Jogo com meu filho e, no que depender do nosso esforço lá na LFU, a gente vai trabalhar esse tema. Eu acho que o futebol brasileiro precisa estar nos games com as marcas, com o nome dos jogadores”. O negócio, porém, está longe de ser concretizado.

Escudos e uniformes

Por outro lado, os escudos e uniformes dos clubes têm sido figuras frequentes nas últimas edições do ‘joguinho’. Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no EA FC. Com isso, os clubes brasileiros que disputaram tais competições internacionais tiveram logos e uniformes no game.

Por esse motivo, o Atlético, por exemplo, que disputou a Liberta nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021. Os outros clubes além do Galo que estão no ‘EA Sports FC 25’. São eles: Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá e Corinthians.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.