O tradicional jogo Football Manager não terá uma nova edição em 2025. A Sports Interactive, produtora do game, anunciou nesta sexta-feira (7) o cancelamento da edição 25, marcando a primeira vez em duas décadas que a franquia ficará um ano sem lançamento.
A decisão foi tomada devido a dificuldades técnicas e atrasos no desenvolvimento, especialmente em função da transição para uma nova engine gráfica, a Unity. Vale ressaltar que o jogo, publicado pela SEGA, não é vendido de forma oficial no Brasil desde 2017, por ‘problemas de licenciamento’.
Inicialmente previsto para novembro de 2024, o FM25 passou por sucessivos adiamentos. O primeiro ocorreu ainda no ano passado, quando a desenvolvedora optou por postergar a estreia para março de 2025, justificando a decisão com a necessidade de mais tempo para aperfeiçoar o jogo.
No entanto, mesmo com esse prazo extra, a Sports Interactive percebeu que o título não alcançaria o nível de qualidade esperado. Em comunicado oficial, o estúdio afirmou que estava “simplesmente apressando demais o processo e correndo o risco de comprometer os padrões habituais”.
A empresa destacou que, apesar dos esforços, o motor do jogo, a interface e a inteligência artificial não estavam suficientemente refinados para entregar a experiência desejada.
Veja o pronunciamento oficial da Sports Interactive
Sabemos que essa notícia será uma grande decepção, especialmente porque a data de lançamento já foi alterada duas vezes e muitos estavam ansiosos para a primeira prévia da jogabilidade. Só podemos nos desculpar pelo tempo que levamos para comunicar essa decisão.
Devido a exigências legais e financeiras de nossos parceiros e investidores, hoje foi a primeira data possível para divulgarmos este comunicado.
Sempre nos orgulhamos de entregar jogos que oferecem a melhor relação custo-benefício, proporcionando inúmeras horas de diversão e que fazem cada momento e cada centavo investido valerem a pena. Com Football Manager 2025, nosso objetivo era criar a maior evolução técnica e visual da série em uma geração, estabelecendo as bases para uma nova era.
No entanto, enfrentamos uma série de desafios – tanto aqueles que já compartilhamos com vocês quanto outros imprevistos – e, apesar dos esforços fenomenais de nossa equipe, ainda não conseguimos atingir nossas metas em áreas essenciais do jogo.
Cada adiamento foi uma tentativa de nos aproximarmos do nível de qualidade desejado, mas, conforme atingimos marcos críticos no início do ano, ficou evidente que não conseguiríamos alcançar o padrão exigido, mesmo com o prazo ajustado.
Embora muitas partes do jogo tenham atingido nossos objetivos, a experiência geral do jogador e a interface ainda não estão onde deveriam estar. Nossos testes internos e avaliações com jogadores validaram a nova direção do jogo e mostraram que estamos próximos do ideal – porém, ainda estamos longe dos padrões que vocês merecem.
Poderíamos ter seguido em frente, lançado FM25 no estado atual e corrigido os problemas depois, mas essa não seria a decisão certa. Também não consideramos viável um lançamento além de março, pois seria tarde demais na temporada para justificar a compra de um novo jogo no mesmo ano.
Com o cancelamento, nosso foco agora está totalmente voltado para garantir que nosso próximo lançamento alcance o nível de qualidade esperado. Assim que tivermos novidades sobre esse processo, iremos compartilhá-las com vocês.
Agradecemos por sua paciência e pelo apoio contínuo. Nosso compromisso agora é construir uma nova era para Football Manager.
Primeiros alertas
Sinais de alerta surgiram já em setembro de 2024, quando a Sports Interactive anunciou a remoção do modo de gestão internacional, que permitia aos jogadores comandar seleções nacionais. Pouco tempo depois, o lançamento foi adiado novamente, e uma prévia da jogabilidade prometida para janeiro de 2025 nunca aconteceu.
Diante desse cenário, a desenvolvedora optou por cancelar FM25 e focar diretamente na próxima edição, que ainda não tem data definida. Para aqueles que compraram o jogo na pré-venda, a empresa garantiu o reembolso automático.
Diferente de outras empresas do mercado, que frequentemente lançam versões anuais sem grandes inovações, a desenvolvedora optou por um caminho mais ousado: reformular completamente a base do jogo.
Anunciada como a maior evolução técnica e visual da série em uma geração, a transição acabou se mostrando mais complexa do que o previsto.