Ouvindo...

Fifa visita Mineirão em processo seletivo para cidades-sede da Copa do Mundo Feminina

Gigante da Pampulha recebeu primeira inspeção da entidade para escolha dos estádios que vão receber o torneio em 2027

Comitiva da Fifa fez vistoria no Mineirão como parte do processo seletivo para cidades-sede da Copa do Mundo Feminina, em 2027

Entidade máxima do futebol mundial, a Fifa fez uma vistoria no Mineirão, em Belo Horizonte, nessa segunda (30), como parte do processo de seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Em maio deste ano, o Brasil foi confirmado como palco da próxima edição do torneio.

Leia também

A equipe técnica foi liderada por Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina. Membros da Federação Mineira de Futebol (FMF), ao lado de integrantes da prefeitura de BH, do Governo do Estado e de funcionários do Mineirão fizeram uma apresentação para a comitiva da Fifa, com demonstrações dos pontos turísticos e hospitalidade mineira, da culinária e das possibilidades do investimento do futebol feminino em Minas Gerais.

Na sequência, a equipe fez uma vistoria nas instalações do Mineirão, assim como o perímetro externo. Vale lembrar que o estádio passou por reformas entre 2010 e 2013 para sediar jogos da Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo Masculina em 2014.

“Parte da avaliação será o custo da realização do torneio nas possíveis cidades-sede e a receita que poderá ser gerada. Outro aspecto importante que nos interessa é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar um impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol”, destacou Rhiannon Martin.

No total, são 12 cidades pré-candidatas, as dez que faziam parte do projeto original, enviado durante o processo de candidatura, e outras duas, Belém (PA) e Natal (RN), incluídas por último. O Maracanã, no Rio de Janeiro, foi o primeiro estádio a ser vistoriado, seguido pelo Beira-Rio, em Porto Alegre.

A Fifa deve anunciar as cidades que receberão os jogos no primeiro semestre de 2025. A Itatiaia apurou que a federação internacional gostaria que o torneio fosse realizado em no máximo dez cidades, para diminuir deslocamentos das seleções participantes e de torcedores.

O Brasil ganhou em 17 de maio o direito de ser sede da Copa do Mundo Feminina em 2027. Em eleição durante o Congresso da Fifa, na Tailândia, a candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será o primeiro mundial feminino na América do Sul.

Veja o cronograma de visitas dos inspetores da Fifa

  • 25/9 - Rio de Janeiro - Maracanã
  • 26/9 - Porto Alegre - Beira-Rio
  • 28/9 - São Paulo - Neo Química Arena
  • 30/9 - Belo Horizonte - Mineirão
  • 2/10 - Cuiabá - Arena Pantanal
  • 3/10 - Brasília Estádio Mané Garrincha
  • 4/10 - Belém - Mangueirão
  • 5/10 - Manaus - Arena da Amazônia
  • 7/10 - Fortaleza - Arena Castelão
  • 9/10 - Natal - Arena das Dunas
  • 10/10 - Recife - Arena de Pernambuco
  • 11/10 - Salvador - Arena Fonte Nova

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.