Ouvindo...

Mineirão e mais: veja datas das visitas nas cidades candidatas à sede da Copa do Mundo Feminina

Inspetores da Fifa começaram a vistoriar os 12 estádios que podem receber os jogos do torneio de seleções que será em 2027, no Brasil

Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte

Inspetores da Fifa iniciaram, nesta quarta-feira (25), as vistorias em estádios que são pré-candidatos a receber os jogos da Copa do Mundo Feminina, que será em 2027 no Brasil. O Maracanã, no Rio, foi o primeiro a ser visitado.

O Mineirão, em Belo Horizonte, será inspecionado na próxima segunda-feira (30). São 12 cidades pré-candidatas, as dez que faziam parte do projeto original, enviado durante o processo de candidatura, e outras duas, Belém (PA) e Natal (RN), incluídas agora.

Veja o cronograma de visitas dos inspetores da Fifa:

  • 25/9 - Rio de Janeiro - Maracanã
  • 26/9 - Porto Alegre - Beira-Rio
  • 28/9 - São Paulo - Neo Química Arena
  • 30/9 - Belo Horizonte - Mineirão
  • 2/10 - Cuiabá - Arena Pantanal
  • 3/10 - Brasília Estádio Mané Garrincha
  • 4/10 - Belém - Mangueirão
  • 5/10 - Manaus - Arena da Amazônia
  • 7/10 - Fortaleza - Arena Castelão
  • 9/10 - Natal - Arena das Dunas
  • 10/10 - Recife - Arena de Pernambuco
  • 11/10 - Salvador - Arena Fonte Nova

A Fifa deve anunciar as cidades que receberão os jogos no primeiro semestre de 2025. A Itatiaia apurou que a federação internacional gostaria que o torneio fosse realizado em no máximo dez cidades, para diminuir deslocamentos das seleções participantes e de torcedores.

Cuiabá teve a pior avaliação durante o processo de candidatura e, se não melhorar sua nota nessa nova vistoria, deve ser uma das duas cidades a não receber partidas da Copa do Mundo. O torneio será disputado entre junho e julho de 2027, com 32 participantes.

São necessários ao menos oito estádios para organizar o torneio, mas podem ser mais (e no caso do Brasil será). Serão avaliados os estádios, centros de treinamento, hotéis, redes de transporte, aspectos financeiros e possíveis locais para as Fan Fests, assim como o compromisso dos candidatos com a sustentabilidade e o desenvolvimento do futebol feminino. Em novembro haverá novas visitas para avaliação desses outros itens.

O Brasil ganhou em 17 de maio o direito de ser sede da Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027. Em eleição durante o Congresso da Fifa, na Tailândia, a candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será o primeiro mundial feminino na América do Sul.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.