Trump ganhou Prêmio da Paz da Fifa um mês antes de atacar a Venezuela; relembre

Presidente estadunidense recebeu honraria inédita durante sorteio da Copa do Mundo, que tem os EUA como uma das sedes

Donald Trump (à esq.), presidente dos EUA, recebe o Prêmio da Paz da Fifa de Gianni Infantino (à dir.), presidente da Fifa

O ataque dos Estados Unidos à Venezuela, neste sábado (3), foi assumido pelo atual detentor do Prêmio da Paz, concedido pela Fifa: Donald Trump. Há menos de um mês, o presidente dos EUA recebia das mãos de Gianni Infantino, chefe da Fifa, um novo troféu.

A organizadora da Copa do Mundo de 2026, marcada justamente para a América da Norte, anunciou em novembro um prêmio para aquele que tenha tomado “medidas excepcionais e extraordinárias pela paz e, ao fazê-lo, unido pessoas em todo o mundo”.

No evento que sorteou os grupos do Mundial, no dia 5 de dezembro, Infantino anunciou que a honraria seria entregue para Donald Trump.

“É uma das maiores honras da minha vida. Salvamos milhões de pessoas. O Congo é um exemplo disso. Mais de 10 milhões de pessoas morreram e outras tantas iriam morrer. Depois, temos a Índia, o Paquistão e tantas outras guerras que conseguimos acabar. E outras que terminamos antes mesmo de começarem. O mundo é mais seguro agora. Os EUA não estavam muito bem há um ano, mas agora posso dizer que somos o país mais na moda do mundo”, disse o presidente estadunidense.

Vale lembrar que a Fifa não permitia que países em guerra ou que realizem ataques militares estejam envolvidos nos torneios de futebol. Isso aconteceu, por exemplo, com a Rússia, que está banida das competições de Seleções desde 2022 após invadir e atacar o território ucraniano.

Israel, porém, não foi punido pela entidade máxima do futebol. A Venezuela, lembrando, não está classificada para a Copa.

Neste sábado (3), após uma série de explosões ocorrerem na Venezuela, Donald Trump confirmou uma ofensiva militar no país caribenho. O presidente dos EUA também informou que, Nicolás Maduro, chefe de Estado da Venezuela, foi capturado junto a sua esposa e foram levados para fora do país.

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...