Revelado pelo Atlético, o atacante Alisson Santana brilhou na goleada do Shakhtar Donetsk sobre o Futbolniy Klub Karpaty Lviv neste domingo (22). O brasileiro de 20 anos concedeu duas assistências para gols de Lassina Traoré em sua primeira partida oficial em cinco meses.
Alisson sofreu uma fratura do metatarso em setembro de 2025. Sua última partida oficial havia sido em 17 de setembro, numa vitória por 1 a 0 sobre o Polissya Stavky pela Copa Ucraniana.
No duelo com o Futbolniy Klub Karpaty Lviv pelo Campeonato Ucraniano, ele saiu do banco de reservas deu dois belos cruzamentos para Lassina Traoré converter. O atacante de Burquina Fasso também entrou no segundo dempo da partida válida pelo Campeonato Ucraniano e marcou um hat-trick, que deu a vitória poe 3 a 0 ao Shakhtar.
Na segunda posição do Campeonato Ucraniano com 38 pontos, o Skhakhtar tem a mesma pontuação do líder FC LNZ Cherkasy, que se sobressai no número de vitórias (12 a 11).
Alisson entrou em campo na derrota para o Grobaspach em um amistoso disputado no último dia 3, saindo do banco de reservas.
O brasileiro de 20 anos chegou ao clube ucraniano em março e acumula cinco gols e oito assistências em 22 jogos, além da conquista da Copa Ucraniana de 2024/25. O ex-atacante do Atlético, inclusive, deu uma assistência na final da competição, contra o Dinamo. O Shakhtar venceu a final nos pênaltis, com pênalti convertido por Alisson.
Alisson no Atlético
Alisson chegou ao Atlético em 2021, quando tinha 15 anos de idade, e foi formado nas categorias de base do clube. O atacante chamou atenção desde cedo e não demorou a subir para o profissional.
Pelo time principal do Atlético, ele marcou quatro gols e deu duas assistências em 43 jogos, além de conquistar o Campeonato Mineiro deste ano.
Também no início de 2025, Alisson foi campeão do Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-20.
Sua saída da Cidade do Galo foi polêmica. Eem fevereiro, seu staff reclamou da postura do Atlético diante de uma proposta do Leicester. O clube mineiro, por sua vez,
Um mês depois,
“Chegar em outro país nunca é fácil. Tudo é diferente. Já estou mais à vontade aqui, mostrando meu futebol e sendo reconhecido por isso. Tudo graças à recepção que tive por aqui dos meus companheiros, especialmente os brazucas, né? Estão todos de parabéns e merecem muito essa glória”, completou o atacante do Shakhtar Donetsk.
No clube ucraniano, Alisson se encontrou com outros nove brasileiros, incluindo o meia Pedrinho, que também jogou no Atlético entre 2022 e 2024.