Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Palmeiras: Abel critica sociedade ao avaliar acusação de racismo feita por Vini Jr.

Treinador analisa momento do planeta em meio às acusações de racismo dentro do futebol; veja fala

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

Um dos principais assuntos no universo esportivo nesta semana segue repercutindo: a acusação de racismo feita por Vini Jr. contra Prestianni, do Benfica. Neste sábado (21), Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, foi bastante contundente ao comentar sobre o caso.

O treinador preferiu não apontar o dedo para o jogador argentino em evidência na semana, mas sim para a sociedade em geral. Abel avaliou o momento do planeta como “a pior fase em valores humanos”.

“Eu não gosto de fazer julgamentos, mas defendo valores, o respeito, a dignidade humana, a justiça, a educação e a solidariedade. Porém, vivemos uma crise de valores da sociedade, que somos nós. Isso não é um problema do futebol. O ‘todos somos um’ é minha filosofia de vida, onde todos temos que respeitar uns aos outros, ser solidários e ter empatia. Acredito que ninguém está contente com o que aconteceu, nenhum dos lados”, iniciou.

“Infelizmente, falamos e debatemos muito, mas fazemos muito pouco. Já no passado, coisas gravíssimas aconteceram e nada aconteceu — como no caso do Luighi. Vivemos, na minha opinião, na pior fase dos valores humanos. Não julgo casos, sou um defensor de valores, e nós, como sociedade, caminhamos a passos largos para algo inacreditável. Mais do que falar e debater, precisamos fazer”, completou o treinador palmeirense.

Um dos casos relembrados por Abel é o do atacante Luighi, do próprio Palmeiras, em um jogo da Copa Libertadores Sub-20, no Paraguai. Durante o segundo tempo da partida contra o Cerro Porteño, em março de 2025, um torcedor com uma criança no colo imitou um macaco em direção a Figueiredo, do Palmeiras.

Pouco depois, Luighi alertou ao árbitro que foi chamado de macaco por outro torcedor. O caso ganhou repercussão após o forte desabafo do palmeirense na saída de campo, gerando manifestações de entidades como FIFA e CBF. Relembre aqui.

A acusação de Vini Jr. em jogo da Champions

O duelo entre Benfica e Real Madrid, disputado na terça (17), em Lisboa, pela Champions League, foi interrompido após o acionamento do “Protocolo Antirracismo”. A ação se deu após Vini marcar um golaço sobre as Águias, aos 5 minutos do segundo tempo, em partida válida pelos playoffs.

Após a comemoração, o camisa 7 do Real se dirigiu em direção ao árbitro e relatou algo dito por Prestianni, do Benfica. Com isso, o árbitro acionou o protocolo e paralisou o jogo.

O clima em campo esquentou, e jogadores de ambas as equipes passaram a discutir. Vini Jr chegou a ser contido pelo treinador José Mourinho, do time português, durante o bate-boca. A partida foi reiniciada após oito minutos, e o Real Madrid venceu por 1 a 0.

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...