O Egito garantiu vaga na semifinal da Copa Africana de Nações ao vencer a Costa do Marfim por 3 a 2, neste sábado (10), em Agadir, pelas quartas de final do torneio. Em confronto marcado por intensidade desde os primeiros minutos, os egípcios foram mais eficientes nos momentos decisivos e eliminaram a atual campeã continental.
A equipe comandada por seus principais nomes começou em ritmo acelerado e abriu o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo, com Omar Marmoush. O domínio inicial foi transformado em vantagem maior aos 32 minutos, quando Rami Rabia ampliou para os Faraós.
A Costa do Marfim, no entanto, conseguiu se manter viva na partida ainda antes do intervalo, aproveitando um gol contra de Ahmed Fatouh, aos 40 minutos, que diminuiu a diferença.
Salah decisivo
No retorno para o segundo tempo, o Egito voltou a ser decisivo. Aos sete minutos, Mohamed Salah apareceu para marcar o terceiro gol egípcio e recolocar a equipe em situação confortável no placar. Mesmo assim, os Elefantes não se entregaram. Guéla Doué anotou o segundo gol marfinense aos 33 minutos da etapa final, reacendendo a disputa nos minutos finais.
A reta final foi de pressão da Costa do Marfim em busca do empate, mas o sistema defensivo do Egito conseguiu segurar o resultado até o apito final. Na semifinal, o Egito terá pela frente o Senegal, em confronto que vale vaga na decisão da CAN.