Depois de
Em nota, a Seleção do Irã destacou que a Fifa é quem dirige a
“O único país que poderia ser excluído é aquele que apenas carrega o título de “anfitrião”, mas não tem a capacidade de fornecer segurança para as equipes que participam deste evento global”, cita parte da nota remetendo aos EUA.
A nota completa do Irã sobre a Copa do Mundo nos EUA
“A Copa do Mundo é um evento histórico e internacional, e seu órgão dirigente é a FIFA — não qualquer indivíduo ou país. A seleção nacional do Irã, com força e uma série de vitórias decisivas conquistadas pelos bravos filhos do Irã, esteve entre as primeiras equipes a se classificar para este grande torneio.
Certamente, ninguém pode excluir a seleção nacional do Irã da Copa do Mundo; o único país que poderia ser excluído é aquele que apenas carrega o título de “anfitrião”, mas não tem a capacidade de fornecer segurança para as equipes que participam deste evento global”
O que disse Trump
Donald Trump voltou a comentar a participação da seleção do Irã na Copa do Mundo, que terá sedes em Estados Unidos, Canadá e México. Nesta quinta-feira (12), o presidente afirmou que a equipe iraniana é bem-vinda ao torneio, mas disse que não considera a participação apropriada.
“A Seleção de Futebol do Irã é bem-vinda à Copa do Mundo, mas eu realmente não acho que seja apropriado que eles estejam lá, para a própria vida e segurança deles. Agradeço a atenção dispensada a este assunto”, escreveu no perfil Truth Social.
A seleção iraniana integra o Grupo G do Mundial ao lado de Bélgica, Egito e Nova Zelândia. Os três jogos da equipe na fase de grupos estão programados para ocorrer em território norte-americano, dois na cidade de Los Angeles e um em Seattle.
A participação do Irã entrou em dúvida após a escalada do conflito no Oriente Médio, iniciada depois de ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o território iraniano.
Irã pode desistir da Copa
O ministro do Esporte do Irã, Ahmad Donyamali, afirmou na quarta-feira (10) que o país pode não disputar a Copa do Mundo. Segundo ele, os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos em conjunto com Israel resultaram na morte do líder supremo iraniano, Ali Khamenei.
Os bombardeios ocorreram há cerca de duas semanas e ampliaram a tensão na região do Golfo. “Considerando que esse regime corrupto assassinou nosso líder, em nenhuma circunstância podemos participar da Copa do Mundo”, declarou Donyamali à televisão estatal iraniana.