No dia 6 de setembro deste ano, a NFL realizará pela primeira vez na história uma partida no Brasil: a Arena Corinthians, em São Paulo, recebe Philadelphia Eagles x Green Bay Packers, em duelo válido pela 1ª semana da temporada regular da maior liga de futebol americano do planeta (
Em 2025, o Mineirão completa 60 anos e eventos especiais estão sendo planejados pelo Governo de Minas para comemorar a data. Uma das novidades é que Belo Horizonte pode receber, pela primeira vez, uma partida da NFL, revela Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Sedese.
“Nós, do Governo de Minas, já estamos com algumas tratativas para a comemoração dos 60 anos do Mineirão. Entre elas, vou dar um spoiler, queremos entender o caderno de encargos da NFL, para ver a viabilidade de trazer uma partida da NFL”.
Segundo Mendes, o Estado possui força no cenário brasileiro do Futebol Americano. “Sabemos que Belo Horizonte e Minas Gerais têm potencial. Muitos mineiros vivem nos Estados Unidos e têm a cultura do Futebol Americano. Então pode ter certeza teremos boas conversas para que consigamos trazer esse grande evento para os mineiros aproveitarem”, conclui.
Ingressos esgotados
A NFL, após a primeira experiência em São Paulo, pode realizar ao menos uma partida no Brasil a cada temporada, ainda mais após o sucesso que foram as vendas dos ingressos para a partida do próximo dia 6 de setembro, que esgotaram em menos de duas horas.
Além disso, o Brasil é atualmente o segundo maior mercado consumidor da NFL fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do México e à frente de Alemanha e Inglaterra, países que recebem anualmente partidas oficiais da liga.
Mineirão tem história no Futebol Americano
Para a partida deste ano, o
Vale lembrar que em 2019, antes da pandemia da Covid-19, os representantes da NFL também visitaram o Brasil e, naquela oportunidade, o Mineirão figurava entre os favoritos para receber uma partida da liga. Porém, para a partida deste ano, o Mineirão ficou de fora da relação. A disputa ficou entre Maracanã e Arena Corinthians, que acabou vencendo a disputa.
Pesa a favor do Gigante da Pampulha infraestrutura externa do estádio, que é capaz de receber eventos simultâneos ao jogo. Além disso, o Mineirão é o único grande estádio do Sudeste a já ter recebido partidas oficiais da modalidade, sendo palco da final do Campeonato Mineiro em 2016 e do primeiro clássico da história da modalidade, entre Brasil e Argentina, em 2017.