O boxe brasileiro segue com bons resultados nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Na manhã desta quinta-feira (26), Tatiana Chagas venceu a chilena Denisse Bravo na semifinal do torneio continental e se classificou para a final do torneio. Com o triunfo, ela também se garante nos Jogos Olímpicos de Paris na categoria até 54kg.
Logo depois foi a vez de Bia Ferreira entrar no ringue. Uma das maiores esperanças de medalhas na França, a campeã mundial superou a norte-americana Jajaira Gonzalez e também avançou para a final na categoria até 60kg.
Outro atleta que garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris na manhã desta quinta-feira Keno Machado. O canadense que seria o adversário na semifinal do Pan de Santiago foi vetado pelos médicos por um corte no supercílio. Com isso, o brasileiro avança para a final do Pan de Santiago e também se garante na próxima olimpíada.
Por outro lado, Viviane dos Santos foi derrotada na semifinal pela panamenha campeã mundial Atheyna Bylon e fica com a medalha de bronze, mas sem a classificação para Paris 2024. É o mesmo caso de Luiz Oliveira Bolinha, que foi derrotado pelo norte-americano Jahmal Harvey e também fica com o bronze.
Mais tarde, outros sete brasileiros disputam a semifinal no Pan de Santigo. Com exceção de Jucielen Romeu, que já está classificada, todos os outros garantem vaga para Paris 2024 em caso de uma vitória.
O boxe foi o esporte que mais deu medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No Pan de Santiago, já são 12 medalhas garantidas.
Brasileiros já classificados para Paris 2024 no boxe
Tatiana Chagas 54kg
Jucielen Romeu 57kg
Bia Ferreira 60kg
Keno Marley 92kg
Lutas da tarde desta quinta-feira (26) valendo vaga para Paris 2024
17h - Caroline Almeida x Ingrit Valencia
17h30 - Michael Trindade x Ramon Quiroga
18h - Jucielen Romeu x Omailyn Alcalá (já classificadas)
18h30 - Yuri Falcão x Wyatt Sanford
19h - Bárbara Santos x Camila Camilo
19h30 - Wanderley Pereira x Cedrick Belony
20h - Abner Teixeira x Cristian Salcedo