O Uberlândia vai disputar o Campeonato Mineiro de 2024. Nos acréscimos e de pênalti, a equipe fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Betim fora de casa, na Arena Vera Cruz, na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, pela décima e última rodada do Hexagonal Final do Módulo II, e conquistou o acesso à elite estadual.
Com o resultado, o então terceiro colocado Uberlândia chegou aos mesmos 18 pontos do Betim, que era líder. A diferença no saldo de gols (7 a 4) colocou o Uberlândia na segunda posição, enquanto a equipe betinense caiu para terceiro -
O Betim, a partir dos 35 minutos, começou a se preocupar principalmente em defender, já que o empate o garantia no Mineiro de 2024. Contudo, aos 48 minutos do segundo tempo, após escanteio, o goleiro do Betim saiu mal, e a bola sobrou para o ataque do Uberlândia.
Após chute, a bola pegou no braço do defensor betinense, e o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva marcou pênalti.
Após quase cinco minutos de confusão, reclamação, invasão de campo por parte de um dirigente e intervenção da Polícia Militar, o árbitro autorizou a cobrança. Michel Paulista bateu no canto esquerdo de Felipe Costa e fez o gol, aos 54 minutos.
Depois, a pressão no campo do Betim aumentou, dentro e fora das quatro linhas, e a segurança precisou ficar ainda mais atenta. O time da Região do Triângulo Mineiro conseguiu segurar o resultado, e os betinenses, com um homem a menos, disputarão novamente o Módulo II em 2024.
Pressão e festa
Após o apito final, os ânimos no estádio seguiram exaltados, e uma bomba chegou a ser atirada dentro do gramado, e outras também foram atiradas durante o jogo. Contudo, a situação foi controlada, e a equipe do Uberlândia comemorou o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro com os torcedores.
Uma confusão também tomou o lado do Betim. O atacante Luan discutiu com torcedores, que atiraram objetos no jogador. A polícia interveio e chegou a usar gás de pimenta para dispersar os presentes.