Ouvindo...

Cristiano Ronaldo faz sinal da cruz após gol na Arábia Saudita, e web reage

Atacante português do Al Nassr fez gol da vitória sobre o Al Shorta, em Abha, na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo fez o sinal da cruz em meio à comemoração de gol na Arábia Saudita

Astro do futebol internacional, o atacante português Cristiano Ronaldo, do Al Nassr-SAU, movimentou as redes sociais desde essa quarta-feira (9) após vitória por 1 a 0 sobre o Al Shorta-IRQ, no Estádio Príncipe Sultão bin Abdul Aziz, em Abha, na Arábia Saudita, pela semifinal da Copa dos Campeões Árabes.

Depois de marcar o gol da vitória, CR7 fez o sinal da cruz, símbolo do cristianismo, antes de fazer sua comemoração tradicional - ao saltar de costas e abrir os braços. A internet comentou o fato e possíveis tensões, já que a Arábia Saudita é considerada o “berço” do Islã - veja, abaixo, alguns comentários.

Oficialmente, não há uma lei específica que proíba a manifestação cristã ou de outras religiões no país islâmico. Contudo, há constantes relatos de perseguições a esses fiéis por parte do Governo Saudita, do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud.

A Organização Não-Governamental (ONG) Open Doors, dos Estados Unidos, coloca a Arábia Saudita como 13º país mais perigoso do mundo para seguidores da Bíblia. A monarquia saudita, inclusive, é criticada frequentemente por ignorar os direitos humanos.

Cristiano Ronaldo é cristão e já afirmou que tem hábito de frequentar igrejas. A expectativa é que o astro, de 38 anos e eleito melhor jogador do mundo por cinco vezes, em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, não sofra maiores penalidades por conta do sinal da cruz.

CR7 e o Al Nassr voltam a campo no sábado (12), às 12h. A equipe duela com o Al Hilal-SAU no Estádio Internacional Rei Fahd, em Riade, na Arábia Saudita, pela final da Copa dos Campeões Árabes.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.