Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

CBF divulga áudio de análise do VAR sobre gol anulado em Cruzeiro x Santos; ouça

Kaio Jorge teve tento invalidado por falta de Matheus Pereira no início da jogada; gol recolocaria o time celeste em vantagem no placar

Wilton Pereira Sampaio durante a partida entre Cruzeiro e Santos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite deste domingo (10), o áudio da análise do VAR sobre o gol anulado de Kaio Jorge na derrota do Cruzeiro para o Santos por 2 a 1. O jogo foi disputado no Mineirão e teve validade pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Inicialmente, Wilton Pereira Sampaio validou o tento, mas voltou atrás após ser acionado por Paulo Renato da Silva Moreira, responsável pelo VAR. Na consulta, o juiz apontou falta de Matheus Pereira em Zé Rafael e anulou o lance.

A análise do VAR

Paulo Renato da Silva Moreira separou diferentes ângulos do lance e apontou toque de Matheus Pereira na perna de Zé Rafael. Por esse motivo, convocou a revisão de Wilton Pereira Sampaio.

“Quem toca a bola é o jogador do Santos, agora vamos entender se esse contato é faltoso (...) Vamos entender se tem impacto”, disse o árbitro de vídeo.

“Claramente há um contato na perna (...) Ok, vou recomendar a revisão por falta no app”, agregou.

“Vou te mostrar uma perna que toca a panturrilha do jogador por trás. O jogador do Cruzeiro, em momento algum, toca a bola”, concluiu.

O árbitro principal concordou com a posição do árbitro de vídeo e decidiu reiniciar o jogo com falta para o Santos.

“Realmente, Paulo, claramente ele não toca a bola. Não tem toque na bola, e sim na panturrilha, que tem impacto. Está claro para mim nas duas imagens. Eu vou reiniciar o jogo com falta no app”, disse Wilton.

Reclamações do Cruzeiro

O Cruzeiro lamenta a anulação do gol de Kaio Jorge, no segundo tempo, por falta de Matheus Pereira em Zé Rafael, e de possível pênalti não marcado em Kaiki, ainda no primeiro tempo.

A direção celeste irá à CBF reclamar da arbitragem. Em contato com a Itatiaia, uma pessoa ligada ao clube disse que a cúpula está atenta e que o sentimento internamente é de que a equipe foi “muito prejudicada”.

Cruzeiro 1 x 2 Santos

O Santos venceu por 2 a 1, com gols Caballero e Guilherme, no segundo tempo, enquanto a equipe cruzeirense foi às redes com Fabrício Bruno.

Apoiado por 59 mil torcedores, o Cruzeiro dominou as ações e criou muitas oportunidades no primeiro tempo, mas não foi efetivo. No segundo tempo, o desgaste celeste aumentou, o que abriu brechas pra o Alvinegro Praiano.

O time celeste chegou a marcar um gol quando a partida estava empatada em 1 a 1, com Kaio Jorge, mas a arbitragem viu falta de Matheus Pereira no início da jogada. O lance foi anulado após consulta no VAR.

Apesar do resultado, o time celeste segue na vice-liderança, com 37 pontos - três a menos que o líder Flamengo. O Peixe está em 14º, com 21.

A próxima partida do Cruzeiro será no dia 18 (segunda-feira), às 20h (de Brasília), contra o Mirassol, no Maião, em Mirassol-SP. Já o Santos receberá o Vasco no domingo (17), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos. Ambos os jogos terão validade pela primeira rodada do returno.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.