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Massa avalia medidas legais para pleitear título de 2008 na F1; entenda o caso

Ex-piloto de Fórmula 1, brasileiro Felipe Massa reuniu equipe de advogados para analisar uma forma de contestar o título do primeiro campeonato de Lewis Hamilton

Felipe Massa foi vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 2008, quando defendia a Ferrari

O piloto Felipe Massa estaria disposto a entrar como uma ação judicial para pleitear o título do Campeonato de Fórmula 1 de 2008, vencido por Lewis Hamilton. Tudo por contra de um pronunciamento do ex-chefe da categoria, Bernie Ecclestone. O brasileiro teria reunido uma equipe de advogados para avaliar a situação, segundo informações da Autosport.

Massa destacou a vontade de estudar a situação e tentar ficar com o título. “Existem regras e muitas coisas que, dependendo do país, não podem ser retomadas após 15 anos. Apesar disso, eu quero estudar a situação; estudar o que a lei diz e as regras. Precisamos ter uma ideia do que é possível fazer”, disse o brasileiro, em entrevista à revista inglesa de automobilismo.

Segundo o Código Internacional Esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o caso seria julgado pela Corte Internacional de Apelações. Apesar disso, a Corte estabelece que os competidores devem “se submeter sem reservas às decisões da autoridade desportiva (neste caso, a FIA)”, o que seria um impeditivo para a solicitação de uma revisão do campeonato realizado há 15 anos.

Entenda a polêmica envolvendo o Campeonato de Fórmula 1 de 2008

Ecclestone revelou que os chefes da Fórmula 1 sabiam que o Grande Prêmio de Singapura, em 2008, foi manipulado pela Renault. “Deveríamos ter cancelado a corrida de acordo com os estatutos [da Federação Internacional de Automobilismo (FIA)]”, disse em entrevista ao site alemão F1 Insider. A organização decidiu não prosseguir com a investigação, nem expor o caso para “proteger o esporte”, mas o ex-chefe disse considerar Massa como o campeão legítimo daquele ano.

No escândalo conhecido como “Crashgate”, Nelsinho Piquet bateu propositalmente para beneficiar o então companheiro de equipe da Renault, Fernando Alonso, que venceu a corrida. Massa liderava o GP até o acidente e acabou perdendo pontos importantes na disputa do título com Lewis Hamilton. O caso foi revelado em 2009, ano em que Piquet foi demitido da Renault e, desde então, não competiu mais na categoria.

Massa finalizou o GP de Singapura na 13ª posição, enquanto Hamilton ficou em terceiro. O brasileiro acredita que o cancelamento da corrida seria determinante para que ganhasse o campeonato, decidido durante o GP de Interlagos, no Brasil. Durante a corrida brasileira, o piloto que defendia a Ferrari conquistou a primeira posição mas, terminando em quinto, Hamilton já tinha pontos suficientes para ser considerado campeão.

Quando o “Crashgate” foi revelado, Massa tentou apelar pelo cancelamento do GP de Singapura. Apesar disso, o estatuto da FIA determinava que, segundo o Código Internacional Esportivo, a decisão final não poderia ser alterada depois da realização da cerimônia de premiação. À época, a FIA negou que toda a equipe da Renault soubesse da manipulação e considerou que uma mudança de resultado seria injusta.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.