Embalado e confiante, Flamengo desafia o favorito PSG na decisão do Intercontinental

Embalado por vitórias sobre Cruz Azul e Pyramids, time de Filipe Luís chega confiante para o confronto com os campeões da Liga de Campeões de 2024/25, em Al Rayyan

Pedro, atacante do Flamengo, em atividade em Doha, no Catar: o camisa 9 está em reta final de recuperação de lesão muscular

Após conquistar o Brasil e a América, o Flamengo tem a chance de conquistar o mundo nesta quarta (17). No Estádio Ahmad Bin Ali, onde já venceu dois campeões continentais, o time de Filipe Luís chega confiante para desafiar o favorito e campeão europeu PSG.

O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real da final entre PSG e Flamengo, atuais campeões europeus e sul-americanos, às 14h (de Brasília) de quarta-feira (17).

A campanha rubro-negra

O Flamengo chega à decisão do Intercontinental após vencer outros dois campeões continentais: o Cruz Azul, do México, e o Pyramids, do Egito. As vitórias garantiram mais duas taças inéditas na galeria do clube carioca: Dérbi das Américas e Copa Challenger.

No atual formato do torneio, adotado pela Fifa desde 2024, o Paris Saint-Germain, da França, como campeão europeu, tem classificação direta para a finalíssima da Copa.

Leia também

Fala, Filipe Luís!

“Realmente penso que os meus jogadores são os melhores. Falo isso desde que assumi, os vejo treinando, com a ambição que têm, é um grupo capaz de fazer história. Acreditamos ser possível, mas temos um adversário. Vários nos colocaram em dificuldades nesse ano, não tenho dúvidas que o PSG nos colocará, mas a equipe tem que saber jogar todas fases do jogo para ter um jogo perfeito e vencer”, projetou o técnico do Flamengo.

A visão de Luis Enrique

“Estamos cientes da importância deste jogo. Isso representa muito para nós. Marcar a história no PSG foi um objetivo na temporada passada, mas também nesta temporada. É a primeira vez que podemos levar esse troféu. Antes, havia uma diferença nas partidas, mas hoje é importante para o Flamengo, mas também é muito importante para nós”, comentou Luis Enrique.

Como chega o Flamengo

Com todo elenco à disposição, Filipe Luís manteve o mistério sobre a formação que utilizará na final contra o PSG. Na véspera da partida, contudo, o treinador reforçou que não abrirá mão dos princípios e do plano de jogo exigido pelo Flamengo na decisão.

A principal dúvida está na defesa: Léo Ortiz ou Danilo? Cada defensor foi titular em uma das partidas da Copa Intercontinental, e a equipe tem números similares com os dois atuando ao lado de Léo Pereira. Compare os aproveitamentos da duplas clicando aqui.

No ataque, Pedro está à disposição, mas ainda não deve voltar ao time titular. Samuel Lino e Everton Cebolinha disputam uma posição no setor ofensivo, além de Gonzalo Plata.

Como chega o PSG

O PSG tem dúvidas por questões físicas. O zagueiro Marquinhos, que é capitão do time, e o atacante Ousmane Dembélé não atuaram nos últimos jogos e são dúvidas. A disputa no gol também está aberta: o francês Chevalier e o russo Safonov estão à disposição de Luis Enrique. O lateral-direito Achraf Hakimi, lesionado, está fora da Copa Intercontinental.

PSG x Flamengo

PSG

Chevalier (Safonov); Zaire-Emery, Marquinhos (Zabarnyi), Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha e Fabián Ruiz; Kvaratskhelia, Barcola (Dembélé) e Doué. Técnico: Luis Enrique.

Flamengo

Rossi; Varela, Danilo (Ortiz), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Lino (Cebolinha), Carrascal e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

  • Motivo: Final da Copa Intercontinental
  • Data e hora: 17 de dezembro de 2025, às 14h (de Brasília)
  • Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan (CAT)
  • Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
  • Assistentes: Corey Parker (EUA) e Kyle Atkins (EUA)
  • VAR: Allen Chapman (EUA)
  • Onde assistir: Globo, sportv, CazéTV, geTV, Disney+ e Fifa+
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...