Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou que o Brasil pretende se candidatar para sediar o
Após a divulgação do encontro no Palácio do Planalto, surgiram especulações de que a candidatura brasileira ao torneio teria sido um dos assuntos debatidos. Nesse cenário, Lula poderia utilizar seu capital político para apresentar formalmente o interesse do país. Xaud, porém, evitou confirmar essa abordagem.
“Esse é um assunto que a gente já lançou. Não lançamos a campanha em si, mas ele já é discutido nos bastidores. Vamos trabalhar para isso. Acreditamos que o Brasil está apto a receber um evento grandioso como esse. Mas isso exige muitas conversas e ajustes. Mas o Brasil vai, sim, colocar sua candidatura para 2029”, afirmou o dirigente.
O presidente da República recebeu o mandatário da Fifa no Palácio do Planalto. Além de Lula, Infantino e Samir Xaud, o encontro contou com a presença do vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique, do ministro do Esporte, André Fufuca, e do treinador da seleção brasileira masculina, Carlo Ancelotti.
Mundial de Clubes de 2029
Além do Brasil, Espanha, Marrocos e Catar já manifestaram interesse em receber a competição. Até o momento, porém, nenhuma candidatura foi oficialmente protocolada junto à Fifa, e o processo segue em aberto.
A primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes foi realizada nos Estados Unidos, em 2025, com o Chelsea ficando com o título. O Flamengo, campeão da Copa Libertadores, é o único clube brasileiro classificado até aqui.