De acordo com o
Bahia e Botafogo não poderão se enfrentar e nem enfrentar adversários que integram o Pote 1. Dessa forma, estão fora do caminho dos brasileiros Sporting Cristal-PER, Guaraní-PAR, Independiente Medellín-COL, Argentinos Juniors-ARG, Deportivo Tolima-COL e Huachipato-CHI.
Entre os possíveis adversários estão Barcelona de Guayaquil ou LDU, ambos do Equador; Liverpool-URU; Carabobo-VEN; O’Higgins-CHI; Blooming, Real Potosí ou The Strongest, da Bolívia, além das equipes que avançarem da fase preliminar anterior.
No Equador, Barcelona e LDU disputam quem garante vaga direta na fase de grupos e quem precisará passar pela fase preliminar. A LDU, por exemplo, manda os jogos em Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar, fator que historicamente dificulta a adaptação dos visitantes.
Na Bolívia, o desafio passa principalmente pela altitude. O Blooming atua em Santa Cruz de la Sierra, a apenas 428 metros acima do nível do mar, cenário considerado menos problemático. No entanto, o grau de dificuldade aumenta significativamente caso o adversário seja o Real Potosí ou o The Strongest.
O The Strongest, adversário do Bahia na Libertadores desta temporada, manda os jogos no estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.637 metros de altitude. Já o Real Potosí atua no estádio Víctor Agustín Ugarte, localizado a 3.960 metros acima do nível do mar, uma das maiores altitudes do futebol mundial.
Fase de grupos
Para a fase de grupos, a Conmebol realizará um novo sorteio com os classificados das fases preliminares e as equipes já garantidas na competição. O sorteio será realizado no dia 18 de março de 2026, novamente na sede da Conmebol.
As equipes das fases preliminares vão para o pote 4 da Libertadores. Os times podem enfrentar equipes do mesmo país. Assim, Botafogo e Bahia podem integrar grupo dos brasileiros classificados (Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e o campeão da Copa do Brasil).