O piloto Ricardo Maurício é o recordista de pódios da Stock Car com 86 ao todo. Porém, jamais havia recebido o símbolo da ida pela primeira vez ao pódio, há 19 anos. O piloto foi surpreendido com o “troféu desaparecido”.
Atualmente na Eurofarma, Ricardo Maurício estreou na Stock Car pela Katalogo Racing, em Curitiba. Ele ficou em terceiro lugar logo na primeira corrida. Não ter o troféu logo da estreia não o impediu de vencer para chegar a mais pódios e ser tricampeão.
Entretanto, a Vicar, empresa organizadora da Stock Car, se juntou à equipe atual do piloto para uma surpresa. Na sexta (21), Ricardo Maurício finalmente recebeu o troféu que simboliza a primeira marca na maior modalidade do automobilismo brasileiro.
Diretamente das mãos da mulher, Flávia, e das filhas, Maria Clara e Maria Luiza, o troféu foi entregue no box da equipe, em Interlagos. A peça tem o desenho da pista em que a corrida ocorreu e inscrições com informações sobre a primeira etapa de 2004.
Aquela disputa abriu o campeonato e teve dois pilotos desclassificados, Cacá Bueno e Thiago Marques, ambos então competindo pela equipe Action Power. Giuliano Losacco (RC Competições) ficou com a vitória, enquanto Alceu Feldmann (RS Competições) foi o segundo. Com a punição, Ricardinho subiu para o terceiro lugar.
Depois de quase 20 anos de Stock Car, Ricardo Maurício soma 295 largadas, 35 vitórias, 86 pódios, 20 poles e 31 voltas mais rápidas, além dos títulos conquistados em 2008, 2013 e 2020. Nas duas últimas temporadas, ele foi o piloto com mais vitórias na categoria, com sete triunfos em 2021 e cinco em 2022.
Ajustes
Ricardo Maurício volta às pistas, junto do restante do grid, neste final de semana. O piloto é o terceiro colocado no campeonato, com 34 pontos. Ele ficou em segundo na corrida 2 na primeira etapa, em Goiânia.
Para Interlagos, a asa traseira do carro de Ricardo Maurício será a mesma que foi utilizada em 2022, menor que a atual. A mudança desta temporada visa compensar a aderência dos novos pneus Hankook. Na terceira etapa, em Viamão (RS), a asa maior deve voltar para o carro de Ricardo Maurício.
“Nos primeiros treinos, meu carro não se comportou muito bem. Diferente de Goiânia, que colocamos carro na pista e ele era muito rápido. Aqui, no primeiro treino, tivemos um pouco de dificuldade. Agora, é trabalhar em cima do que temos. Torcer que o carro encaixe e possamos ter outro resultado parecido com Goiânia e estar no top 3?, avalia Ricardo Maurício sobre os treinos.