No dia seguinte ao adiamento, em virtude na falha em uma das torres de iluminação do estádio Frasqueirão, em Natal, o clássico entre ABC e América-RN acabou sendo cancelado de vez pelo Tribunal da Justiça Desportiva (TJD-RN). A decisão veio a público na tarde desta sexta-feira (21).
O jogo seria válido pela última rodada do Quadrangular Final do Campeonato Potiguar. Porém, atendendo uma solicitação do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, o TJD-RN cancelou a partida de vez.
Para isso, foi levado em consideração essencialmente o fato de as duas equipes já estarem com vagas asseguradas para a decisão com campeonato, além de falta de novas datas para remarcação do jogo. Com esse argumento o presidente do TJD-RN, Murilo Mariz de Faria Neto, determinou o cancelamento do jogo.
“Determino liminarmente que não haja a remarcação para nova data da partida entre ABC e América, válida pela última rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar 2023, até que haja uma decisão definitiva por parte do Pleno deste TJD sobre o pedido de cancelamento”, diz Mariz, em documento.
O Campeonato Potiguar segue agora de forma direta para as finais, com jogos de ida e volta. O primeiro jogo da decisão está marcado para o dia 17 de maio, às 20h, na Arena das Dunas. Já a volta está marcada para o dia 31 de maio, no estádio Frasqueirão, no mesmo horário.
O TJD também abriu um prazo de dois dias para que ABC e América-RN apresentem manifestação sobre a questão, inclusive informando se concordam com o cancelamento da partida. O Pleno do TJD será convocado com urgência para uma sessão de julgamento.
O mesmo Pleno analisará “eventuais penalidades ao clube responsável pelo mando de campo”, no caso o ABC, pelo inicial adiamento do jogo.