O Brasileirão tem início marcado para o próximo sábado (15) e, dos 20 clubes da Série A, três trocaram os treinadores antes do início da competição. Duas demissões aconteceram nessa semana:
Antes das duas demissões, apenas o Cruzeiro tinha trocado o treinador. Paulo Pezzolano deixou o cargo após a eliminação no Campeonato Mineiro e substituído pelo português Pepa. Em Minas, quase houve outra troca: Eduardo Coudet balançou no Atlético, mas
O trabalho mais longevo da elite nacional é de Abel Ferreira. O português comanda o Palmeiras desde outubro de 2020. Ele é seguido por Juan Pablo Vojvoda que está no Fortaleza desde maio de 2021. Fecha o “pódio” Rogério Ceni, treinador do São Paulo desde outubro do mesmo ano.
A maior parte dos treinadores que estão em seus cargos iniciaram o trabalho em novembro ou dezembro de 2022. Foram contratações confirmadas no período de pré-temporada do futebol brasileiro.
Boa parte dos comandantes ficaram em seus cargos mesmo após decepções nas competições estaduais. É o caso de Odair Hellmann (Santos), Fernando Lázaro (Corinthians), Renato Paiva (Bahia) e Pedro Caixinha (Bragantino).
Abaixo uma lista com todos os treinadores dos clubes na elite do futebol brasileiro e a data referência de início dos respectivos trabalhos.
Veja a lista com todos os clubes e treinadores da Série A do Brasileirão
América - Vágner Mancini (abril de 2022)
Athletico - Paulo Turra (novembro de 2022)
Atlético - Eduardo Coudet (novembro de 2022)
Bahia - Renato Paiva (dezembro de 2022)
Botafogo - Luís Castro (março de 2022)
Bragantino - Pedro Caixinha (dezembro de 2022)
Corinthians - Fernando Lázaro (novembro de 2022)
Coritiba - António Oliveira (dezembro de 2022)
Cruzeiro - Pepa
Cuiabá - Ivo Vieira (dezembro de 2022)
Flamengo - sem treinador
Fortaleza - Juan Pablo Vojvoda (maio de 2021)
Goiás - sem treinador
Grêmio - Renato Gaúcho (setembro de 2022)
Internacional - Mano Menezes (abril de 2022)
Palmeiras - Abel Ferreira (outubro de 2020)
Santos - Odair Hellman (novembro de 2022)
São Paulo - Rogério Ceni (outubro de 2021)
Vasco - Maurício Barbieri (dezembro de 2022)