Dois dias após a realização do show do cantor Gusttavo Lima, imagens áreas feitas pela Itatiaia na manhã desta segunda-feira (3) mostram o estado do gramado do Mineirão. Visualmente, é possível observar partes deterioradas pela instalação da estrutura para receber eventos. A apresentação do sertanejo encerra uma série de três apresentações em um intervalo de 15 dias na parte interna do Gigante da Pampulha.
Nesta quinta-feira (6), o estádio será palco do duelo entre Atlético e Libertad, válido pela primeira rodada da fase Copa Libertadores. No domingo (9), o Mineirão recebe o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro. Galo e América decidem o título estadual no local.
Em nota enviada à reportagem, a administração do Gigante da Pampulha disse que as manchas são causadas pela falta de sol nos locais destinados às estruturas e não trazem prejuízo para a jogabilidade. Ainda segundo a administração, a grama estará “dentro dos padrões” para receber as próximas partidas. (veja nota completa no final da matéria)
Recentemente, a administração do Mineirão se tornou alvo de críticas dos clubes mineiros pelo alto número de shows realizados no estádio. Por esse e outros motivos, principalmente condições financeiras para atuar no local, o Cruzeiro rompeu relações e não pretende utilizar o principal palco do futebol mineiro nesta temporada.
No último mês, o gramado do Mineirão recebeu três shows. No dia 18 de março, Luan Santana gravou um DVD no estádio. A estrutura para o evento reduziu a carga de ingressos para a partida do Galo contra o Millonarios, decisiva pela Copa Libertadores.
No final de semana seguinte, no dia 26 de março, a banda mineira Skank se apresentou na parte interna do Gigante da Pampulha. Completando a sequência de três shows no intervalo de 14 dias, Gusttavo Lima se apresentou para milhares de pessoas no local.
Leia a nota enviada pela administração do Mineirão
O Mineirão esclarece que seu gramado passa por manutenção e tratamentos diários, que são planejados de acordo com a agenda de jogos e eventos da temporada, e estará dentro dos padrões técnicos de jogabilidade para as partidas Atlético x Libertad, quinta-feira (6), e Atlético x América, domingo (9).
Por se tratar de um gramado natural, as marcas amareladas se dão por conta do abafamento em decorrência da falta de sol nos locais de montagens de estruturas, sem prejuízos à jogabilidade e com impacto puramente visual que será minimizado com a evolução da grama nos próximos dias.
O Mineirão realizou, em 2023, quatro eventos com a presença de público na área do gramado.