Ouvindo...

FMF altera regulamento para final do Troféu Inconfidência; entenda

Entidade do futebol mineiro apontou erro material na redação de artigo sobre critérios de desempate na final da competição

Na primeira partida da final do Troféu Inconfidência, vitória do Tombense por 2 a 1 sobre o Villa Nova

A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou alteração no regulamento do Campeonato Mineiro em trecho que diz respeito à final do Troféu Inconfidência. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (29) pela Diretoria de Competições (DCO) da Federação.

Constava no artigo 23 do regulamento do campeonato que, em caso de empate após as duas partidas da final, a ordem dos critérios de desempate seria: “a) maior saldo de gols na fase semifinal, ou seja, consideradas as duas partidas; b) melhor colocação na fase classificatória”. Ainda nessa terça (28), a DCO confirmou à Itatiaia que se tratava de um “erro material”, e que o saldo de gols usado seria da final, e não da semifinal.

O mesmo erro tinha sido apontado no regulamento das finais do Campeonato Mineiro, porém corrigido e atualizado no dia 1º de março por meio de ofício da Federação.

Após a correção, assim ficou o “novo” artigo 23 do regulamento do Campeonato Mineiro, referente à final do Troféu Inconfidência:

“Art. 23 – (...)
Parágrafo único - Realizados os dois jogos e empatados os clubes em número de pontos, utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: a) maior saldo de gols na fase final, ou seja, consideradas as duas partidas; b) melhor colocação na fase classificatória”.

Final do Troféu Inconfidência

Villa Nova e Tombense já estão na disputa da final do Troféu Inconfidência. Na primeira partida, vitória do Tombense por 2 a 1 no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. No sábado (1º), eles fazem o jogo da volta da decisão, no estádio Soares de Azevedo em Muriaé.

Seguindo a retificação do regulamento, o Tombense joga por um empate ou derrota por um gol de diferença – caso os saldos se igualem, o Gavião-Carcará será campeão por conta do segundo critério de desempate: a melhor campanha na primeira fase da competição. Vale lembrar, ainda, que o campeão do Troféu Inconfidência jogará a Copa do Brasil 2024.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.