A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou alteração no regulamento do Campeonato Mineiro em trecho que diz respeito à final do Troféu Inconfidência. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (29) pela Diretoria de Competições (DCO) da Federação.
Constava no artigo 23 do regulamento do campeonato que, em caso de empate após as duas partidas da final, a ordem dos critérios de desempate seria: “a) maior saldo de gols na fase semifinal, ou seja, consideradas as duas partidas; b) melhor colocação na fase classificatória”. Ainda nessa terça (28), a DCO confirmou à Itatiaia que
O mesmo erro tinha sido apontado no regulamento das finais do Campeonato Mineiro, porém corrigido e atualizado no dia 1º de março por meio de ofício da Federação.
Após a correção, assim ficou o “novo” artigo 23 do regulamento do Campeonato Mineiro, referente à final do Troféu Inconfidência:
“Art. 23 – (...)
Parágrafo único - Realizados os dois jogos e empatados os clubes em número de pontos, utilizar-se-ão os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: a) maior saldo de gols na fase final, ou seja, consideradas as duas partidas; b) melhor colocação na fase classificatória”.
Final do Troféu Inconfidência
Villa Nova e Tombense já estão na disputa da final do Troféu Inconfidência. Na primeira partida,
Seguindo a retificação do regulamento, o Tombense joga por um empate ou derrota por um gol de diferença – caso os saldos se igualem, o Gavião-Carcará será campeão por conta do segundo critério de desempate: a melhor campanha na primeira fase da competição. Vale lembrar, ainda, que o campeão do Troféu Inconfidência jogará a Copa do Brasil 2024.