O Manchester United está classificado para as oitavas de final da Liga Europa. Nesta quinta-feira (24), os ingleses contaram com boa atuação dos brasileiros para vencer o Barcelona de virada, por 2 a 1.
Lewandowski abriu o placar de pênalti no primeiro tempo, mas Fred e Antony, já na etapa final, deram a vitória ao United. A equipe inglesa agora aguarda a definição do chaveamento da próxima fase - o sorteio será realizado nesta sexta-feira (24).
Retrospecto favorável aos espanhóis não entra em campo
O Barcelona chegou a Old Trafford “animado” com o histórico de confrontos. Nos últimos dez encontros entre as equipes, foram cinco vitórias do Barcelona, contra apenas uma do United e outro empate. Os ingleses não vencem os espanhóis desde 2008, pela semifinal da Liga dos Campeões.
No último encontro em Old Trafford, pelas quarta de final da Liga dos Campeões em 2019, vitória do Barcelona por 1 a 0, com gol contra de Shaw – titular nesta quinta.
Em campo, a história a ser contada foi outra, e quem se deu melhor foi o Manchester United.
Brasileiro aniversariante
Titular incontestável no meio campo do Manchester United, Casemiro completa 31 anos nesta quinta-feira (23). O jogador chegou à Inglaterra no começo da temporada, e após algumas partidas de adaptação, se firmou como peça fundamental no esquema de Erik tem Hag.
Na atual temporada, incluindo o fim da passagem pelo Real Madrid e o começo da caminhada em Manchester, ele disputou 33 partidas – sem contar a desta quinta, marcou quatro gols e deu seis assistências. Também participou de dois amistosos e cinco jogos da Copa do Mundo do Catar com a Seleção Brasileira.
Equilíbrio e dois tempos distintos
Apesar de quatro finalizações para cada lado na primeira etapa, o jogo começou mais “estudado”, e com menos chances de perigo. Mesmo com o pênalti infantil de Bruno Fernandes, e convertido por Lewandowski, o jogo seguiu a mesma toada até o intervalo.
Entretanto, Fred empatou para o United logo no começo da segunda etapa, o que colocou emoções na disputa já que o placar igual levaria a decisão para a prorrogação. Os dois times aumentaram a pressão no ataque, e teve até “empurra empurra” depois que Bruno Fernandes chutou a bola em de Jong enquanto o holandês estava caído.
As emoções da segunda etapa proporcionaram, inclusive, a virada dos donos da casa. Depois que Fred teve o chute bloqueado, a bola sobrou para Antony, que não desperdiçou e completou a “festa brasileira” em Manchester.
Manchester United 2x1 Barcelona
Manchester United: De Gea; Wan-Bissaka (Dalot), Martinez, Varane e Shaw; Bruno Fernandes, Fred e Casemiro; Sancho (Garnacho), Weghorst (Antony) e Rashford (McTominay). Técnico: Erik tem Hag.
Barcelona: Ter Stegen; Kounde, Ronald Araújo (Marcos Alonso), Christensen e Alex Balde; Busquets, de Jong, Kessié, Sergi Roberto (Ferran Torres) e Raphinha (Ansu Fati); Lewandowski. Técnico: Xavi Hernandez.
Motivo: Dezesseis avos de final da Liga Europa – jogo de volta
Data e Horário: quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023 – 17h de Brasília
Local: estádio Old Trafford, em Manchester
Arbitragem: Clément Turpin (França)
Assistentes: Nicolas Danos e Benjamin Pages (ambos da França)
Gols: Lewandowski (17' do 1º tempo) para o Barcelona; Fred (1' do 2º tempo), Antony (27' do 2º tempo) para o Manchester United
Cartões Amarelos: Bruno Fernandes, Garnacho, Casemiro (Manchester United); Sergi Roberto, Lewandowski, Busquets (Barcelona)
Cartões Vermelhos: --