RB Leipzig e Manchester City empataram a partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira (22), alemães e ingleses ficaram no 1 a 1 na RedBull Arena, em Leipzig.
Os Citizens tiveram grande domínio no primeiro tempo, e marcaram com Mahrez. Porém, os donos da casa imprimiram forte pressão no segundo tempo, conquistando o empate e passando perto de um gol que daria a vitória.
As equipes voltam a se encontrar no ida 14 de março, no Etihad Stadium, em Manchester, pela partida de volta. Como não há mais critérios de desempate na Liga dos Campeões, qualquer empate leva o jogo para a prorrogação. Naturalmente, o vencedor avança às quartas.
City mantém invencibilidade
O Manchester City chegou às oitavas de final de forma invicta, assim como Bayern, Benfica e PSG. Na fase de grupos, os Citizens venceram quatro partidas e empataram duas. O RB Leipzig, por sua vez, perdeu dois jogos na primeira fase da competição.
Dos times invictos, apenas o Bayern e o City mantiveram a marca após as primeiras partidas das oitavas de final.
Posse de bola avassaladora
Ao longo de praticamente todo o primeiro tempo, a equipe de Pep Guardiola manteve posse de bola entre 70% e 80%, característica comum nos times por onde passa o técnico espanhol. Apesar de tamanho domínio, os ingleses marcaram “apenas” um gol nos 45 minutos iniciais.
Além disso, a pressão dos Citizens fizeram com que o RB Leipzig finalizasse apenas uma vez contra o gol do brasileiro Ederson - que defendeu sem maiores problemas.
Uma substituição que muda o jogo
No intervalo, o técnico Marco Rose trocou o lateral-direito, promovendo a entrada de Henrichs no lugar de Klostermann. A troca não foi apenas “seis por meia dúzia”, porque Henrichs tem característica ofensiva e tirou a equipe do esquema mais fechado. Em dez minutos da segunda etapa, os alemães produziram mais que em todo o primeiro tempo.
‘Efeito Henrichs’ e falha de Ederson
A troca de laterais seguiu muito influente no jogo do RB Leipzig, que voltou do intervalo com comportamento mais agressivo no ataque - muito por conta do perfil ofensivo de Henrichs. Entretanto, quem se destacou no gol de empate dos alemães foi o goleiro brasileiro Ederson, que não saiu do chão após cruzamento e viu Gvardiol empatar.
Ingleses com dificuldades
O Manchester City foi o último time inglês a entrar em campo pelas oitavas de final. Tottenham, Chelsea e Liverpool perderam seus compromissos, e os Citizens também não conseguiram vencer. Apesar disso, o empate diante do RB Leipzig foi o melhor resultado dos ingleses nas partidas de ida.
RB Leipzig 1x1 Manchester City
RB Leipzig: Blaswich; Klostermann (Henrichs), Orban, Gvardiol, Halstenberg (Raum); Laimer, Schlager (Haidara); Szoboszlai, Forsberg (Nkunku), Werner; Silva (Poulsen). Técnico: Marco Rose.
Manchester City: Ederson; Walker, Akanji, Ruben Dias e Aké; Rodrigo, Gundogan e Bernardo Silva; Mahrez, Grealish e Haaland. Técnico: Pep Guardiola.
Motivo: oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa – jogo de ida
Data e Horário: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023, às 17h de Brasília
Local: Red Bull Arena, em Leipzig, na Alemanha
Arbitragem: Serdar Gözübüyük
Assistentes: Erwin Zeinstra e Johan Balder
Gols: Mahrez (26' do 1º tempo) para o Manchester City; Gvardiol (24' do 2º tempo) para o RB Leipzig
Cartões Amarelos: Henrichs (RB Leipzig)
Cartões Vermelhos: --