Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Fim de ciclo! Veja aproveitamento de Jardim à frente do Cruzeiro

Técnico português acertou sua saída do clube celeste nesta segunda-feira (15) após reunião com a diretoria

Leonardo Jardim não é mais técnico do Cruzeiro

Leonardo Jardim não é mais técnico do Cruzeiro. O clube celeste anunciou a saída do comandante nesta segunda-feira (15), um dia após a eliminação para o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. O português deixa a Raposa com aproveitamento de 58,18%. A seguir, veja os números de Jardim em sua passagem pela Toca da Raposa.

Contratado em 4 de fevereiro para substituir Fernando Diniz, o treinador português comandou a equipe em 55 partidas oficiais.

Sob o comando de Jardim, o Cruzeiro somou 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. Com ele à beira do gramado, o time marcou 76 gols e sofreu 44 ao longo da temporada. A maior sequência invicta foi de 16 jogos, enquanto o período mais longo sem vitórias chegou a apenas quatro partidas.

Destaque no Brasileirão

O principal destaque da campanha foi o desempenho na Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe terminou a competição na terceira colocação, com 70 pontos, nove a menos que o campeão Flamengo.

A posição garantiu ao clube a classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da próxima temporada, objetivo tratado como prioritário pela diretoria.

Apesar do bom rendimento no Brasileirão, a equipe foi eliminada na semifinal do Campeonato Mineiro, caiu ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana e se despediu da Copa do Brasil também na semifinal.

Como será o 2026 do Cruzeiro

O Cruzeiro tem um baque importante no planejamento da próxima temporada com a saída de Jardim. O treinador foi protagonista na escolha de contratações e liderou uma mudança de filosofia interna.

A escolha do novo técnico será liderada por Pedro Lourenço, presidente da SAF, Pedro Junio, vice-presidente de futebol, e Joaquim Pinto, diretor esportivo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.

Ouvindo...