O Borussia Dortmund venceu o Chelsea por 1 a 0 nesta quarta-feira (15), no jogo de ida das oitavas de final da UEFA Champions League. Adeyemi marcou o gol solitário dos alemães, que jogavam com o apoio da torcida no Signal Iduna Park, em Dortmund.
As equipes voltam a se encontrar no dia 7 de março, no estádio Stamford Bridge, em Londres. Para se classificar, basta um empate ao Borussia Dortmund. O Chelsea, por sua vez, precisa vencer por mais de um gol de diferença para passar. Se os Blues vencerem por um gol de diferença, a decisão vai para a prorrogação.
Primeiro encontro na história
Apesar da longa história e tradição de ambas as equipes, Borussia Dortmund e Chelsea nunca se enfrentaram em uma competição oficial. As duas partidas válidas pelas oitavas de final da UEFA Champions League são os dois primeiros encontros entre os alemães e os ingleses.
Minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto na Turquia e na Síria
Antes da bola rolar, as equipes se posicionaram no círculo central para respeitar um minuto de silêncio. A homenagem é para as vítimas do terremoto que atingiu a Síria e a Turquia nos últimos dias, deixando milhares de mortos e feridos. Dentre os afetados, estão atletas profissionais de modalidades como vôlei, handebol e futebol.
Estreias na Champions para os recém inscritos do Chelsea
O Chelsea foi a equipe que mais investiu na janela de transferências de janeiro, que corresponde ao inverno europeu. Apesar da grande lista de reforços, nem todos puderam ser inscritos para a sequência na Champions League.
Isso porque, com a competição em andamento, apenas três novos nomes poderiam ser adicionados à lista de inscritos. Os 25 jogadores do Chelsea foram informados com as entradas de João Félix, Mudryk e Enzo Fernandez, os principais reforços da janela. Jorginho (vendido ao Arsenal), Broja (machucado) e Aubameyang (não vem sendo utilizado) foram retirados da lista.
As três novidades dos Blues, inclusive, começaram jogando em Dortmund.
Haller, exemplo de superação, estreia pelo Borussia na UCL
Um dos principais nomes do atual elenco do Borussia Dortmund, o atacante Hallaer viveu um drama pessoal nos últimos meses. No ano passado, ele foi diagnosticado com um tumor nos testículos, deixando-o afastado dos gramados por meses.
Após tratamento bem-sucedido, ele voltou a jogar em janeiro deste ano, e já marcou com a camisa dos alemães. Nesta quarta-feira (15), ele jogou pela primeira vez com o Borussia na Champions League.
Muitas oportunidades contra baixo aproveitamento
A partida foi recheada de chances de gol, algumas com muito perigo. O Chelsea desperdiçou “um caminhão” de oportunidades, especialmente na primeira etapa. O Borussia, entretanto, controlou mais o jogo, dominou o meio campo e ofereceu perigo aos ingleses também no contra-ataque. Em um desses lances, saiu o gol de Adeyemi, que ficou sozinho contra Enzo Fernandez e ainda driblou o goleiro Kepa.
Borussia Dortmund 1x0 Chelsea
Borussia Dortmund: Kobel; Wolf (Ryerson), Suele, Schlotterbeck, Guerrero; Emre Can, Brandt, Bellingham, Ozcan e Adeyemi (Bynoe-Gittens); Haller (Modeste). Técnico: Edin Terzic
Chelsea: Kepa; James, Koulibaly, Thiago Silva e Chilwell (Cucurella); Enzo Fernandez, Loftus-Cheek e Ziyech; João Félix, Mudryk (Mount) e Havertz. Técnico: Graham Potter.
Motivo: Oitavas de final da UEFA Champions League – jogo de ida
Data e local: quarta-feira, 15 de fevereiro - Signal Iduna Park, em Dortmund, na Alemanha
Arbitragem: Jesús Gil Manzano (Espanha)
Gols: Adeyemi (17’ do 2º tempo) para o Borussia Dortmund
Cartões Amarelos: James, Thiago Silva, Ziyech, Mount (Chelsea); Bellingham, Emre Can, Adeyemi, Ozcan, Sule (Borussia Dortmund)
Cartões Vermelhos: --