Com apenas 18 anos, Mateus Xavier começa a escrever uma história especial com a camisa do
Natural de Ibicaraí, no interior da Bahia, Mateus chegou ao Santos aos 14 anos após se destacar em um torneio regional. Mesmo diante do interesse de outros clubes do cenário nacional, optou por seguir o sonho de vestir a camisa santista, decisão que marcou o início de uma trajetória de evolução constante dentro do clube.
O bom desempenho nas categorias de base abriu espaço para uma estreia precoce no time profissional, em 2024. Naquele ano, integrou o elenco que participou da campanha de retorno do Santos à elite do Campeonato Brasileiro e, na Série B, deixou sua marca mesmo com pouca idade. Na partida contra a Chapecoense, na Vila Belmiro, foi decisivo ao iniciar a jogada do gol da vitória por 1 a 0.
Podendo atuar pelo lado esquerdo e como homem de referência, Matheus é conhecido pelo faro de gol, alinhado com velocidade e força física, ajudando em suas arrancadas em profundidade.
Na Copinha de 2026, Mateus Xavier assumiu o protagonismo e confirmou o status de principal referência ofensiva da equipe. Na estreia contra o Real Brasília, foi o jogador mais bem avaliado da partida, com dois gols marcados, um deles do meio de campo. Na rodada seguinte, voltou a balançar as redes duas vezes, garantiu mais uma vitória ao Santos e se isolou como artilheiro da competição.
Os números refletem a diversidade do seu repertório ofensivo: Mateus já marcou de cabeça, de fora da área e com a perna direita, mostrando capacidade de decisão em diferentes situações do jogo.
Na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, na última segunda-feira (12), Mateus Xavier foi novamente titular. O Peixe venceu por 1 a 0, com gol de JP Chermont.