Copa do Mundo: veja todos os países que já sediaram a competição

Edição de 2026 será a primeira da história sediada em três países diferentes

Mineirão durante a Copa do Mundo de 2014

Desde 1930, a Copa do Mundo da FIFA percorre o planeta e transforma países-sede em palcos de decisões históricas. Em cada edição, a final concentra tensão, símbolos políticos, ídolos eternizados e partidas que ajudam a explicar por que o torneio é o maior espetáculo do esporte mundial.

Neste ano, entre os dias 9 de junho e 19 de julho, a 23ª edição da competição terá um feito inédito. Pela primeira vez em 96 anos, a Copa será disputada em três países diferentes. Estados Unidos, México e Canadá serão os responsáveis por receber o maior evento do futebol mundial.

Abaixo, a Itatiaia relembra quais foram as sedes de todas as edições de Copa do Mundo:

Uruguai – Copa do Mundo de 1930

Folhetim destaca seleção do Uruguai campeã na Copa do Mundo de 1930

A primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai, que também terminou campeão. A final, no Estádio Centenário recebeu Uruguai e Argentina, rivais regionais e potências do futebol da época. Após um primeiro tempo equilibrado, com vantagem argentina, a Celeste reagiu na etapa final e venceu por 4 a 2, com gols de Cea, Iriarte, Héctor Castro e Pablo Dorado.

Itália – Copa do Mundo de 1934

Seleção Italiana comemora o título da Copa do Mundo em 1934

Sediada pela Itália, a edição de 1934 teve forte influência política e foi marcada por jogos duros. A final, disputada em Roma, colocou a Itália contra a Tchecoslováquia. Após sair atrás no placar, os italianos empataram no tempo normal e venceram por 2 a 1 na prorrogação, com gols de Orsi e Schiavio. Foi o primeiro título italiano e a consagração do técnico Vittorio Pozzo.

França – Copa do Mundo de 1938

Seleção Italiana com a taça Jules Rimet em 1938

A Copa de 1938, na França, terminou com o bicampeonato da Itália. Foi a primeira vez que o país-sede não levou o troféu. Na final, disputada em Paris, os italianos enfrentaram a Hungria. A Itália venceu por 4 a 2, com dois gols de Silvio Piola, além de Colausig e Biavati. A decisão consolidou a Azzurra como a primeira seleção bicampeã da história.

Brasil – Copa do Mundo de 1950

Maracanaço, no Brasil, em 1950

A Copa de 1950, no Brasil, não teve final única, mas um quadrangular decisivo. O jogo que entrou para a história foi Brasil x Uruguai, no Maracanã. Com mais de 200 mil torcedores, o Brasil precisava apenas do empate, mas o Uruguai venceu por 2 a 1, com gols de Schiaffino e Ghiggia. O resultado ficou conhecido como Maracanazo, uma das maiores reviravoltas da história do esporte.

Suíça – Copa do Mundo de 1954

Milagre de Berna - final da Copa do Mundo de 1954

Na Suíça, em 1954, a final ficou conhecida como o Milagre de Berna. A poderosa Hungria, invicta havia anos, saiu vencendo a Alemanha Ocidental, mas sofreu a virada por 3 a 2. Helmut Rahn marcou o gol decisivo, em uma partida que simbolizou a reconstrução alemã no pós-guerra.

Suécia – Copa do Mundo de 1958

Seleção Brasileira com a taça Jules Rimet em 1958

Foi na Suécia, em 1958, que a Seleção Brasileira conquistou o primeiro título mundial. A final marcou o surgimento definitivo de Pelé. Diante da anfitriã, o Brasil venceu por 5 a 2, com dois gols de Pelé, dois de Vavá e um de Zagallo.

Chile – Copa do Mundo de 1962

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1962

Mesmo com Pelé lesionado em parte do torneio, o Brasil foi bicampeão no Chile. A final contra a Tchecoslováquia terminou em 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá. A conquista reforçou a força coletiva da Seleção Brasileira.

Inglaterra – Copa do Mundo de 1966

Jogadores da Inglaterra com a taça Jules Rimet em 1966

A final em Wembley colocou Inglaterra e Alemanha Ocidental frente a frente. Após empate no tempo normal, os ingleses venceram por 4 a 2 na prorrogação, com três gols de Geoff Hurst, primeiro hat-trick em finais de Copa. O “gol fantasma” segue debatido até hoje. Foi o único título inglês.

México – Copa do Mundo de 1970

Pelé com a taça Jules Rimet em 1970

Considerada por muitos a melhor Copa da história, a final no México reuniu Brasil e Itália. O Brasil venceu por 4 a 1, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, em uma exibição coletiva que eternizou o tricampeonato e a posse definitiva da Taça Jules Rimet.

Alemanha Ocidental – Copa do Mundo de 1974

Seleção Alemã com a taça da Copa do Mundo de 1974

Diante da sua torcida, a final colocou a anfitriã Alemanha Ocidental contra a revolucionária Holanda de Cruyff. Mesmo saindo atrás no placar, os alemães venceram por 2 a 1, com gols de Breitner e Müller, conquistando seu segundo título mundial.

Argentina – Copa do Mundo de 1978

Gol da Argentina na final da Copa do Mundo de 1978

Em Buenos Aires, a Argentina venceu a Holanda por 3 a 1, na prorrogação. Kempes, artilheiro do torneio, marcou dois gols na final e se tornou o símbolo do primeiro título argentino, em uma Copa cercada de controvérsias políticas.

Espanha – Copa do Mundo de 1982

Seleção Italiana com a taça da Copa do Mundo de 1982

A final reuniu Itália e Alemanha Ocidental, com vitória italiana por 3 a 1. Paolo Rossi, Tardelli e Altobelli marcaram os gols do tricampeonato, coroando uma das campanhas mais improváveis da história.

México – Copa do Mundo de 1986

Maradona levanta taça de campeão da Copa do Mundo de 1986

Na segunda Copa no México, a Argentina, liderada por Maradona, venceu a Alemanha Ocidental por 3 a 2. Maradona não marcou, mas comandou o time que conquistou o título em uma das campanhas mais icônicas do futebol.

Itália – Copa do Mundo de 1990

Seleção Alemã com a taça da Copa do Mundo de 1990

A Copa do Mundo de 1990 foi disputada na Itália. A final foi em Roma. A Alemanha Ocidental venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de pênalti de Brehme, em uma decisão marcada por forte tensão e poucas chances claras.

Leia também

Estados Unidos – Copa do Mundo de 1994

Brasil foi campeão da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos

O Tetracampeonato da Seleção Brasileira veio nos Estados Unidos. A final entre Brasil e Itália terminou 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, o Brasil venceu após o erro de Roberto Baggio, conquistando o tetracampeonato no Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia.

França – Copa do Mundo de 1998

Seleção Francesa com a taça da Copa do Mundo de 1998

Em 1998, o país-sede voltou a ser campeão da Copa do Mundo. A França venceu o Brasil por 3 a 0, com dois gols de Zidane e um de Petit. A final marcou o primeiro título francês.

Coreia do Sul e Japão – Copa do Mundo de 2002

Seleção Brasileira comemora título da Copa do Mundo de 2002

Na primeira Copa sediada em dois países, na final, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo Fenômeno, conquistando o pentacampeonato.

Alemanha – Copa do Mundo de 2006

Seleção Italiana com a taça da Copa do Mundo de 2006

No Olympiastadion, na cidade de Berlim na Alemanha, a Itália conquistou o pentacampeonato. Após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Itália venceu a França nos pênaltis. A final ficou marcada pela expulsão de Zidane, após cabeçada em Materazzi.

África do Sul – Copa do Mundo de 2010

Show de abertura da copa do Mundo de 2010, foi com a cantora Shakira

A edição de 2010 foi a primeira - e até o momento única - Copa disputada no continente africano. Na final, em Joanesburgo, a Espanha venceu a Holanda por 1 a 0, com gol de Iniesta na prorrogação, conquistando seu primeiro título mundial.

Brasil – Copa do Mundo de 2014

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Após 54 anos, a Copa do Mundo foi sediada novamente no Brasil. Foi a primeira vez que um país-sede recebeu a competição mais de uma vez. A final reuniu Alemanha e Argentina. Com gol de Götze na prorrogação, os alemães venceram por 1 a 0 e conquistaram o tetra, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Entretanto, o destaque da edição foi após a histórica semifinal onde a Espanha venceu os anfitriões por 7 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Rússia – Copa do Mundo de 2018

Copa do Mundo de 2018 foi realizada na Rússia

A sede da Copa do Mundo de 2018 foi a Rússia. A França venceu a Croácia por 4 a 2, em uma final movimentada, no Estádio Lujniki, em Moscou, e conquistou seu segundo título mundial.

Catar – Copa do Mundo de 2022

Entrega da taça da Copa do Mundo do Catar em 2022

A edição de 2022 foi a primeira realizada em um país de origem árabe. A final entre Argentina e França terminou 2 a 2 no tempo normal e 3 a 3 na prorrogação. Nos pênaltis, a Argentina venceu e conquistou seu terceiro título, em uma das finais mais emocionantes da história das Copas. Mbappé, destaque da França no título de 2018, fez um hat-trick na decisão - o segundo jogador da história a conquistar esse feito, mas o primeiro a fazer três gols e não levantar a taça.

Estados Unidos, México e Canadá – Copa do Mundo de 2026

Troféu da Copa do Mundo

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será sediada em três países diferentes. Os países da América do Norte receberão a maior edição da competição com 48 seleções.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...