Ouvindo...

Meia tcheco Jakub Jankto, do Sparta Praga, anuncia que é gay: ‘não quero mais me esconder’

Meia de 27 anos publicou vídeo nas redes sociais assumindo ser homossexual, clube tcheco também se pronunciou

Jakub Jankto, de 27 anos, publicou vídeo nas redes sociais se assumindo gay

O meio-campista tcheco Jakub Jankto, de 27 anos, se assumiu homossexual nesta segunda-feira (13). O jogador tem passagens por Udinese, Sampdoria e Getafe, e atualmente defende o Sparta Praga, da República Tcheca.

Pelo Instagram, ele publicou um vídeo fazendo o anúncio:

“Olá, sou Jakub Jankto. Como todo mundo, eu tenho meus pontos fortes. Eu tenho minhas fraquezas. Eu tenho uma família. Eu tenho meus amigos. Tenho um trabalho que tenho feito da melhor forma, há anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todo mundo, eu também quero viver minha vida em liberdade. Sem medos. Sem preconceito. Sem violência. MAS com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder”, escreveu.

Jankto tem o passe ligado ao Getafe, mas está emprestado ao Sparta Praga na temporada 2022/23. O clube tcheco também se pronunciou após a declaração do meia:

“Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o resto é sobre sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa”, escreveu o clube no Twitter.

O meia também é nome frequente nas convocações da seleção tcheca. Ele estreou em março de 2017, e desde então, fez 45 jogos pela equipe nacional, marcando quatro gols.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.