O português Fernando Santos será o novo treinador da seleção da Polônia. O presidente da Federação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, publicou nesta segunda-feira (23) ao lado do técnico, que nas duas últimas Copas do Mundo comandou a equipe de Portugal.
Segundo a imprensa europeia, Fernando Santos deve assinar contrato válido até depois do Mundial de 2026. O anúncio oficial é esperado para a terça-feira (24).
Dono de uma longa carreira no futebol português, sendo dos poucos treinadores a comandar os três grandes do país (Benfica, Porto e Sporting), Fernando Santos esteve à frente da seleção de Portugal nos últimos oito anos.
Sob seu comando, a equipe das Quinas conquistou os únicos títulos de sua História: a Eurocopa de 2016 e a Liga das Nações de 2019. Nos últimos anos, no entanto, o treinador foi contestado por supostamente não conseguir fazer com que a seleção portuguesa jogasse no nível de talento dos seus atletas.
Após a eliminação na Copa do Mundo do Catar, para Marrocos, nas quartas-de-final, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou a saída do treinador de 68 anos.
A Polônia será a terceira seleção nacional treinada por Fernando Santos. O português esteve à frente da equipe da Grécia entre 2010 e 2014, período em que levou o país às quartas-de-final da Eurocopa 2012 e às oitavas da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.